Dados do Trabalho


Título

Distribuição de casos positivos para esporotricose animal assistidos pelo Centro de Controle de Zoonoses em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 2018-2022

Introdução

A esporotricose é uma micose de implantação clinicamente apresentada por formas cutâneas e extra-cutâneas. É causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis e apresenta transmissão zoonótica, tanto para cães, quanto para humanos, por arranhadura, mordedura ou contato direto com secreções exudativas ou respiratórias de gatos infectados, principalmente semi-domiciliados e errantes.

Objetivo (s)

O presente trabalho busca explicitar a ocorrência de casos de esporotricose animal nos distritos sanitários de Salvador, Bahia no período de 2018-2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo baseado na análise retrospectivde dados provenientes das fichas de investigação epidemiológica preenchidas durante as visitas a campo e tabuladas no ACCESS.

Resultados e Conclusão

Desde 2018 até 2022 foram notificados 4980 casos de esporotricose animal, a espécie felina corresponde a mais notificada e confirmada corroborando com os dados da sua importância epidemiológica. A vasta extensão territorial e pluralidade geográfica torna o município Salvador complexo e gerou a necessidade de ser dividido em 12 distritos sanitários. Em 2018 iniciou-se às atividades de investigação e controle da esporotricose sendo a maior incidência na Boca do Rio, apesar disso os dados indicam diminuição a partir de 2020. Em 2019 observou-se maior número de casos em Liberdade, seguido por Cabula/Beirú e Itapuã. Os distritos que detém os maiores números de casos são Itapuã (790) e Liberdade (724), ambos com pico de casos confirmados em 2020 e regressão com o passar dos anos. O ano com maior número de notificações foi o de 2021, sendo 1129 confirmados. Barra/Rio Vermelho, Cajazeiras e Pau da Lima destacam-se num perfil de progressão dos casos durante os anos investigados, mesmo os números não sendo tão expressivos quanto em bairros de maior casuística. Barra/Rio Vermelho, Brotas, Cajazeiras, Centro Histórico, Itapagipe, Pau da Lima e São Caetano/Valéria em 2018 apresentaram número ínfimo de casos confirmados, mas seguiram o mesmo perfil de progressão até 2020. O Subúrbio Ferroviário apresenta distribuição atípica durante os anos, no qual até 2020 houve progressão e diminuição no ano de 2021, mas em 2022 observou-se o maior número de casos do distrito. Os presentes dados demonstram a pluralidade dos distritos sanitários do município de Salvador e buscam auxiliar no planejamento de medidas de vigilância da esporotricose animal.

Palavras-chave

Epidemiologia; Distritos sanitários; Micose.

Agradecimentos

à toda equipe do CCZ Salvador. Muito obrigado pela experiência.

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Reydson Santos Amorim, Danielle Dantas Lima, Ana Lúcia Galvão Sales, Daniela Oliveira Fernandes, Inara Cristina Leal Bastos, Isabel Meira Faleiro Neves, Ivana de Almeida Barbosa Bispo, Maria Gorete Magalhães Rodrigues, Samanta Souza Rodrigues da Conceição, Isolina Miguez Allen Ciuffo, Sheila Kaline Santana de Jesus