Dados do Trabalho


Título

Análise Espacial da Associação Entre Vulnerabilidade Social e Carga da Hanseníase na Área Urbana de Cuiabá, Brasil

Introdução

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica de evolução lenta, caracterizada por alta infectividade e baixa patogenicidade, causando neuropatias graves, altos graus de incapacidade física (GIF) e deformidades. Referente ao Brasil, o estado do Mato Grosso teve a maior taxa de detecção geral com 71,44 novos casos por 100.000 habitantes registrados no ano de 2020, enquanto sua capital, Cuiabá, teve taxa de 29,78 novos casos por 100.000 habitantes.

Objetivo (s)

Identificar áreas com correlação espacial entre vulnerabilidade social e hanseníase em Cuiabá-MT

Material e Métodos

Estudo ecológico realizado na cidade de Cuiabá - MT, região Centro-Oeste do Brasil. Os casos diagnosticados de hanseníase foram levantados por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), registrados no período de 2008 a 2018. Os casos de hanseníase foram georreferenciados, considerando os endereços residenciais de cada caso, por meio do software Qgis 3.14. A vulnerabilidade social foi medida com base no índice de desenvolvimento humano do município, escolaridade e renda média per capita, estimados no Atlas do Desenvolvimento Humano. Para a correlação espacial entre vulnerabilidade e hanseníase, foi utilizado o índice de Moran bivariado global e local.

Resultados e Conclusão

Para a escolaridade, foi observado um aglomerado Baixo-Baixo na região Leste e um aglomerado Alto-Alto na região Sul, com índice de Moran Global = 0.42; para a renda média per capta observou-se um aglomerado Baixo-Baixo e um aglomerado Baixo-Alto na região sul e um aglomerado Alto-Alto na região Leste, com Índice de Moran Global = 0.14; por fim, para o IDHM, observou-se também um aglomerado Baixo-Baixo na região Sul e um aglomerado Alto-Alto na região Leste de Cuiabá, com Índice de Moran Global = 0.57.
A eliminação da hanseníase exigirá um enfoque integral que aborde as desigualdades sociais e econômicas e promova o desenvolvimento integral das comunidades mais afetadas pela doença.

Palavras-chave

Análise Espacial; Hanseníase; Saúde Pública

Agradecimentos

FAPESP [2021/08263-7 e 2022/03964-0]
CAPES [88887.657730/2021-00 e código 001]
CNPq [Universal 405902/2021-2 e 140005/2023-4]

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

José Francisco Martorelli Junior, Thaís Zamboni Berra, Antônio Carlos Viera Ramos, Josilene Dália Alves, Yan Mathias Alves, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Ariela Fehr Tártaro, Fernanda Bruzadelli Paulino Costa, Letícia Perticarrara Ferezin, Marcela Antunes Paschoal Popolin, Ricardo Alexandre Arcêncio