Dados do Trabalho
Título
Fatores de risco da Febre Amarela em Humanos e em Primatas no Bioma Mata Atlântica (2016-2020)
Introdução
A febre amarela (FA) é uma doença causada pelo Vírus da Febre Amarela, que é endêmico do bioma Amazônia e que frequentemente se espalha por outras regiões brasileiras, incluindo as regiões cobertas pela Mata Atlântica.
Objetivo (s)
Com o objetivo de avaliar os fatores de risco da FA no bioma Mata Atlântica, analisamos a prevalência da febre amarela (FA) de humanos e primatas não humanos (PNH; considerando casos por área de floresta), com fatores associados, assim como: climáticos, ambientais e cobertura vacinal.
Material e Métodos
Foram considerados os dados por municípios da Mata Atlântica e os casos de 2016 a 2020, avaliados com modelo linear de efeito misto espaço-temporal, incluindo a localização geográfica do município e o ano dos casos como efeitos aleatórios.
Resultados e Conclusão
O modelo referente a humanos resultou significante associação direta com altitude, cobertura vacinal infantil (CVI) e estratégia vacinal de bloqueio e intensificação (EVBI) (p<0.001; p<0.01; p<0.0001, respectivamente), e associação inversa com porcentagem de cobertura de floresta plantada e área urbana (p<0.05; p=0.0001, respectivamente). Dentre os municípios com casos, 70% tinham de 46,9% a 109,2% de CVI e de 0,08% a 43,89 EVBI. O modelo relativo à PNH apontou associações significativas diretas com uso do solo para cultivos temporários (p<0.005) e associação inversa com prevalência de casos em humanos e CVI (p<0.05; p<0.0001, respectivamente). Dentre os municípios com casos de PNH, 70% eram caracterizados por 0,03% a 12,67% de prevalência em humanos e 41,38% a 103,57% de cobertura vacinal infantil. Esse estudo sugere que os fatores associados à FA nos diferentes hospedeiros não são necessariamente os mesmos, devendo buscar-se estratégias de combate específicas para cada ocorrência. Os diferentes cenários de ocorrência permitem direcionar a melhor localização para ações de vigilância.
Palavras-chave
Modelagem Matemática; Saúde Pública; Zoonose; Saúde única
Agradecimentos
Projeto Febre Amarela; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Maíra Guimarães Kersul, Adriano Pinter, Erik Silva Pinto, Filipe Vieira Santos Abreu, Miguel Souza Andrade, Danilo Simonini Teixeira, George Rêgo Albuquerque, Fabrício Souza Campos, Anaiá Paixão Sevá