Dados do Trabalho
Título
Perfil farmacocinético in silico e potencial atividade biológica de compostos de uma biblioteca como alternativa terapêutica no tratamento da criptosporidiose
Introdução
A cryptosporidiose é uma zoonose causada por protozoários do gênero Cryptosporidium e as espécies que comumente infectam o hospedeiro humano são: C. parvum e C. hominis. É uma doença diarreica que acomete principalmente crianças e indivíduos imunocomprometidos. O único tratamento disponível é a nitazoxanida (NTX), no qual apresenta eficácia moderada em pacientes HIV/AIDS. Somado a isso, a resistência a esse antiparasitário têm sido descrita.
Objetivo (s)
O objetivo do estudo foi avaliar os parâmetros farmacocinéticos e propriedades físico-químicas através de uma análise in silico de compostos de uma biblioteca pública.
Material e Métodos
Foram selecionados compostos derivados da L-glutamina (n=69) para a predição da atividade biológica antiparasitária e do perfil farmacocinético. A atividade biológica in silico foi realizada na plataforma PASS Online (atividade>30%). Uma análise de seletividade foi realizada na plataforma SwissTargetPrediction para verificar possíveis reações cruzadas contra enzimas dos hospedeiros Homo sapiens e Mus musculus. O perfil farmacocinético foi avaliado nas plataformas Swiss ADME e pkCSM Pharmacokinetics. NTX foi utilizado como controle positivo.
Resultados e Conclusão
Dos 69 compostos analisados, 12 apresentaram potencial atividade biológica antiparasitária e/ou antiprotozoário. Quanto a seletividade, os 12 compostos não demonstraram interação com enzimas dos hospedeiros analisados e se mostraram mais eficazes que NTX. Quanto as propriedades físico-químicas, oito compostos respeitaram as cinco regras de Lipinski, sendo considerados promissores para serem administrados por via oral. O composto BR010038 apresentou maior absorção gastrointestinal (98%), o composto BR010042 demonstrou maior eficácia devido a possuir maior fração não ligada à proteínas (0.842 Fu) e o composto BR010015 apresentou um menor volume de distribuição (-1.347logL/Kg), indicando maior biodisponibilidade. Os compostos não apresentaram potencial mutagênico, nem hepatatoxicidade e também não inibiram as enzimas do citocromo P450.Conclusão, oito compostos de uma biblioteca pública demonstraram potencial atividade biológica contra parasitos protozoários e apresentaram parâmetros farmacocinéticos adequados para utilização no tratamento de parasitoses humanas. Além disso, são bons candidatos às análises de docagem molecular e testes in vitro e in vivo contra as espécies de Cryptosporidium.
Palavras-chave
Criptosporidiose. Parâmetros farmacocinéticos in silico. Atividade biológica.
Agradecimentos
Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas UFJF
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Alexandra Menezes dos Anjos Dória Silva, Ana Beatriz Siqueira Souza, Ari Sergio de Oliveira Lemos, Lauren Hubert Jaeger, Priscila Vanessa Zabala Capriles Goliatt