Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO DOS PACIENTES COM DIAGNÓSTICO POSITIVO PARA DOENÇA DE CHAGAS ELEGÍVEIS PARA O TRATAMENTO A PARTIR DE UM RASTREIO SOROLÓGICO, NO NORTE DE MINAS GERAIS, BRASIL.

Introdução

A doença de Chagas (DC) é endêmica em muitos países da América Latina, incluindo o Brasil. Benzonidazol é um dos principais medicamentos antiparasitários utilizados para tratar a doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde só 10% das pessoas são diagnosticadas e somente 1% recebem o tratamento adequado.

Objetivo (s)

Avaliar a prevalência da doença de Chagas e elegibilidade para o tratamento antiparasitário.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal realizado no município de Monte Azul - Minas Gerais, Brasil, em 2021.O estudo faz parte de um projeto maior do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de São Paulo-Minas Gerais (SaMi-Trop). Participaram do estudo os indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos e que pertenciam à área de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O critério de exclusão foi ter o diagnóstico para a DC já conhecido. Os participantes foram entrevistados e tiveram amostra de sangue coletada para realização do teste sorológico. Após o resultado da sorologia, os participantes com o diagnóstico positivo para DC foram convidados para o atendimento médico na ESF com o propósito de identificar os participantes elegíveis para o tratamento específico da DC. A variáveis analisadas foram o resultado de sorologia, dicotomizado em categorias negativo (Negativo/Inconclusivo) vs. positivo (Positivo), sexo, idade (até 49 anos vs.50 anos ou mais), indicação de tratamento (sim vs. não) e tratamento (tratamento completo vs. tratamento incompleto). Foi realizado uma análise descritiva e, estimadas as frequências absolutas (n) e relativas (%) para as variáveis categóricas e calculadas as medidas de tendência central e dispersão para a variável numérica.

Resultados e Conclusão

Participaram deste estudo 494 indivíduos, a maioria pertencia ao sexo feminino 59,3% e a média de idade dos indivíduos era de 50 anos. Dentre os indivíduos, 16% apresentaram sorologia positiva para DC, com idade média de 54 anos e destes 40,5% tiveram indicação de tratamento, e 78,1% completaram todo o esquema de tratamento. O nosso estudo demonstra que a partir do rastreio sorológico é possível identificar pacientes elegíveis para o tratamento antiparasitário seguindo os critérios preconizados pelo Protocolo Clínico Terapêutico da doença de Chagas. Consequentemente aumentando a proporção de indivíduos tratados de forma oportuna.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Tratamento antiparasitário; Rastreio sorológico

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Dardiane Santos Cruz, Sâmara Fernandes Leite, Elena Torres Maestro, Ana Clara de Jesus Santos, Desirée Sant’Ana Haikal, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Ester Cerdeira Sabino, Lea campos de Oliveira Campos de Oliveira, Andrea Brito de Souza, Ariela Mota Ferreira, Israel Molina Romero