Dados do Trabalho


Título

Aspectos demográficos e espaciais dos acidentes por escorpião na Região Norte de Saúde do Espírito Santo no ano de 2020

Objetivo (s)

analisar o perfil epidemiológico dos acidentes por escorpião na Região Norte de Saúde do Espírito Santo, Brasil, no ano de 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo sobre a ocorrência e as características dos casos de acidentes por animais peçonhentos. As informações foram extraídas das fichas de notificação do Sistema E-SUS Vigilância em Saúde (ESUS/VS) da Secretária de Estado da Saúde (SESA) do ES. Para o mapeamento das taxas de incidência de casos notificados para os acidentes por escorpião por município de residência utilizou-se o programa QGIS®, versão 3.10.8. Para testar diferenças no número de casos entre as semanas epidemiológicas do ano de 2020, utilizou-se a análise de variância – ANOVA, seguido do teste de Tukey a 5% de significância comparando a quantidade de casos por mês.

Resultados e Conclusão

Na Região Norte de Saúde do estado do Espírito Santo, em 2020, foram notificados, 2.784 acidentes por animais peçonhentos. Destes, 2.344 (84,19%) acidentes estavam relacionados com o escorpionismo. Setembro foi um mês que apresentou diferença significativa em relação à maioria dos meses, novembro se destacou devido ao intervalo de confiança entre os registros e janeiro possui uma menor média de registros e um menor intervalo de confiança. A maior parte dos acidentes acometeu pessoas do sexo masculino, em idade produtiva, residentes prioritariamente da zona rural, com escolaridade inferior e/ou incompleta e autodeclarados pardos. Houve também o registro de um óbito de criança de um ano de idade, embora a evolução dos casos para cura tenha ocorrido em 95,31% das vítimas.
A região analisada é uma importante protagonista dos casos de escorpionismo de todo o estado do Espírito Santo, o que sobreleva a necessidade de compreender os aspectos espaciais de forma a obter subsídio para trabalhar dentro do conceito de regionalização em saúde, levando de fato profissionais de saúde a trabalharem com as especificidades e particularidades de cada região.

Palavras-chave

Picadas de Escorpião, Notificação, Epidemiologia, Saúde Única

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Gabriella Lima Santos, Rafaela Lirio Sotero, Mayara Lima Cardoso, Leonardo Costa Barbosa, Gilton Luiz Almada, Nixon Souza Sesse, Jorge Luiz Pereira Souza, Andresa Guimarães