Dados do Trabalho


Título

ACESSO AO TRATAMENTO ANTIPARASITÁRIO PARA DOENÇA DE CHAGAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2009 A 2019

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma doença parasitária, crônica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi que apresenta fatores de risco fortemente associados a condições socioeconômicas desfavoráveis. Embora as taxas anuais de incidência e prevalência dessa doença tenham caído nos últimos anos como resultado das medidas de controle e melhorias na qualidade de vida da população, o diagnóstico e o tratamento antiparasitário da DC ainda são considerados grandes desafios para os sistemas de saúde de países endêmicos e não endêmicos. Estima-se que nas Américas, menos de 10% das pessoas com DC são diagnosticadas e somente cerca de 1% dos doentes recebe tratamento antiparasitário.

Objetivo (s)

Estimar o percentual da população com DC de Minas Gerais que teve acesso ao tratamento antiparasitário e descrever o perfil das prescrições do Benzonidazol (BZN) no estado.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, que analisou dados secundários provenientes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), referentes à prescrição médica e dispensação do BZN para tratamento da DC em Minas Gerais no período de 2009 a 2019. Para cálculo da estimativa do percentual da população com DC que teve acesso ao tratamento antiparasitário no período foi considerado o número total de prescrições/dispensações do BZN no período e o número estimado de pessoas com DC para o estado. O número estimado de pessoas com DC foi calculado considerando a população residente em Minas Gerais para o ano de 2019 e o parâmetro de 2,1%, que corresponde à prevalência estimada da DC no estado. A análise do perfil das prescrições do BZN foi realizada por meio das variáreis sexo, faixa etária e indicação do tratamento.

Resultados e Conclusão

Os resultados preliminares mostraram que 0,28% da população geral estimada com DC para o estado de Minas Gerais teve acesso ao tratamento antiparasitário no período de 2009 a 2019. O perfil das prescrições do BZN caracterizou-se por destinar-se, em sua maioria, a pacientes do sexo feminino (52,4%), adultos com menos de 50 anos (65,9%), e pacientes com a forma crônica indeterminada (86,7%).
O percentual estimado da população com DC de Minas Gerais que teve acesso ao tratamento antiparasitário no período de 2009 a 2019 é inferior à estimativa de tratamento para áreas endêmicas, que já é considerada muito baixa.

Palavras-chave

Doença de Chagas, Tratamento Farmacológico, Terapia, Diagnóstico

Agradecimentos

Agência financiadora: Instituto Nacional de Saúde (NIH), (P50AI098461-02 e U19AI098461-06).

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Sâmara Fernandes Leite, Renata Fiúza Damasceno, Dardiane Santos Cruz, Ana Clara de Jesus Santos, Andréia Brito de Souza, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Ester Cerdeira Sabino, Léa Campos Léa Campos de Oliveira , Ariela Mota Ferreira, Desirée Sant´Ana Haikal