Dados do Trabalho


Título

Perfil das encefalites virais dos casos de doenças neuroinvasivas investigados na Bahia no ano de 2022

Introdução

A encefalite, inflamação do cérebro, pode ter como principal causa a presença de infecções ocasionadas por vírus ou bactérias. Dentre as encefalites causadas por agentes etiológicos virais, pode-se destacar a ocorrência de diferentes vírus causadores da patologia como: herpes simplex, adenovírus, varicela zoster, entre outros.

Objetivo (s)

O presente estudo teve como objetivo principal analisar a ocorrência de diferentes patógenos virais identificados em casos de pacientes com sintomas de doenças neuroinvasivas no ano de 2022 no estado da Bahia através do diagnóstico laboratorial utilizando a metodologia de PCR em tempo real, bem como caracterização dos pacientes positivos encontrados.

Material e Métodos

. Foi realizada a análise de 418 pacientes no ano de 2022 para a investigação laboratorial do agente etiológico causador da doença neuroinvasiva. Para a investigação, um painel de identificação de diferentes vírus, sendo eles Herpes Simples Tipo 1 e 2, Varicela Zoster, Citomegalovírus, Adenovírus, Parechovírus, Eritrovírus, Enterovírus, Epstein-barr e Herpes Humano tipo 6 e 7 foi utilizando.

Resultados e Conclusão

Dentre os 418 pacientes investigados, 118 (28,2%) pacientes apresentaram positividade para algum dos vírus analisados. Varicela zoster apresentou maior índice de positividade (56 amostras positivas, correspondendo a 13,4% de positividade), seguido de Epstein-Barr (20 amostras positivas, 4,8% de positividade) e Herpes humano tipo 7 (20 amostras positivas, 4,8 % de positividade). Ainda foram identificadas 9 amostras positivas para adenovírus, 9 amostras positivas para citomegalovírus, 7 amostras positivas para enterovírus, 4 amostras positivas para herpes simples tipo 1 e 4 amostras herpes simples tipo 2, 2 amostras positivas para eritrovírus, 1 amostra positiva para parechovírus e 1 para herpes humano tipo 6. Dentre o perfil dos pacientes que apresentaram alguma positividade para os agentes etiológicos estudados, 74 foram homens e 59 mulheres e a faixa etária de maior concentração dos casos foi de 10 a 19 anos (32 pacientes), seguido de 20 a 29 anos (28 pacientes) e 0 a 9 anos (20 pacientes). O diagnóstico molecular em casos de doenças neuroinvasivas apresentou-se como grande aliado na investigação e identificação do agente etiológico da doença, com possibilidade de intervenção clínica de forma mais assertiva e rápida uma vez que a detecção de agentes virais na doença em questão viabilizaram o diagnóstico laboratorial do paciente.

Palavras-chave

Doenças neuroinvasivas. Diagnóstico laboratorial. Agentes virais.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Arabela Leal e Silva de Mello, Bruna Lais Santos de Jesus, Felicidade Mota Pereira, Mariana Nossa Aragão