Dados do Trabalho


Título

Avaliação in vitro do efeito combinatório de naringenina com miltefosina no tratamento de Leishmania amazonensis

Introdução

A Leishmaniose é uma doença causada pelo protozoário unicelular do gênero Leishmania sendo a forma cutânea da doença a mais disseminada pelo mundo. A L. (L.) amazonensis é causadora de diferentes formas clínicas como a leishmaniose cutânea simples, a leishmaniose cutânea disseminada e a cutânea difusa (LCD). Os medicamentos de primeira e segunda escolha mais utilizados no tratamento de leishmaniose, apresentam alta toxicidade e baixa eficiência na cura de pacientes com LCD. É necessária a investigação de novas terapêuticas com o uso de compostos leishmanicidas menos tóxicos, como os flavonoides, e sua combinação com fármacos convencionais como a miltefosina.

Objetivo (s)

Visando otimizar o tratamento com miltefosina, o objetivo deste trabalho foi associar o fármaco com o flavonoide naringenina.

Material e Métodos

Para a avaliação do efeito combinatório entre a naringenina e a miltefosina, foram realizados testes de atividade antileishmania dose/resposta, atividade de citotoxicidade e espécies reativas de oxigênio em plataformas in vitro, utilizando formas promastigotas de L. amazonensis referência (IFLA/BR/67/PH8) e cultivo celular em THP-1.

Resultados e Conclusão

Os resultados obtidos in vitro mostraram que uma dose de 114µM de naringenina quando associada ao medicamento foi capaz de reduzir em três vezes a concentração de IC50 de miltefosina nas formas promastigotas do parasito em comparação ao tratamento da droga isolada. Para ensaio de mecanismo de ação foi quantificado espécies reativas de oxigênio (ROS) nas formas promastigotas tratadas com o fármaco isolado e associado ao flavonoide, sendo observado maior produção de ROS no tratamento com os compostos combinados, necessitando apenas da metade da dose do fármaco para gerar uma quantidade maior de ROS em comparação ao tratamento isolado de miltefosina. Não houve alteração na toxicidade do tratamento combinado em comparação ao tratamento isolado em ensaio de citotoxicidade em THP-1, porém devido ao aumento da toxicidade em promastigotas do tratamento combinado foi observado um aumento do índice de seletividade ao comparar com o tratamento de miltefosina isolada que foi de 2,21 para 7,88.

Palavras-chave

Leishmaniose tegumentar; Tratamento; Produtos naturais

Agradecimentos

CAPES; CNPq; Fiocruz

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Vinícius Lessa, Gustavo Gonçalves, Beatriz Santos, Victoria Cruz Cavalari, Rafael da Costa Vieira, Fabiano Borges Figueiredo