Dados do Trabalho


Título

Avaliação das barreiras para participação de voluntários em estudos clínicos longitudinais prospectivos na região amazônica, utilizando a malária como modelo

Introdução

Estudos longitudinais são essenciais para avaliação de eficácia e segurança ou estudos de evolução natural da doença. Em casos de doenças infecciosas com evolução aguda, como a malária, esses estudos trazem desafios na execução. Frequentemente a população diagnosticada com malária vivem em áreas rurais ou periurbana, com pouco acesso aos centro de pesquisas.

Objetivo (s)

Avaliar as barreiras para participação de voluntários em estudos clínicos longitudinais prospectivos na região amazônica, utilizando a malária como modelo.

Material e Métodos

As informações presentes neste estudo foram retiradas da planilha de triagem do estudo ABRACAMAL que é um estudo longitudinal de recidivas de malária, que acontece no CEPEM-RO desde 17/03/2023. Este estudo possui aprovação pelo CEP/CONEP (CAAE 52475721.2.2001.0011). Foram analisadas as recusas e não inclusão dos pacientes.

Resultados e Conclusão

Foram atendidos 296 pacientes positivos para malária vivax em 67 dias, destes, 165 (55,7%) foram convidados a participar do estudo ABRACAMAL, mas não aceitaram a participação: 76 (46%) porque residiam/trabalhavam na zona rural, 32 (19,4%) por não ter disponibilidade para realizar as visitas e 23 (14%) por impossibilidade de recrutamento pela equipe, 10 (6%) alegaram ter medo de agulha, 13 (8%) apresentavam-se muito sintomáticos no momento do convite, 11 (6,6%) apresentaram outros motivos ou não deram razão. Entre os que não foram convidados após triagem, não preenchiam os critérios de inclusão no estudo ABRACAMAL: 60 (20,3%), destes, 38 (63,3%) eram menores de idade, 12 (20%) estavam privados de liberdade, 4 (6,7%) residiam em outras cidades, 3 (5%) eram idosos, 2 (3,3%) moravam em centro de reabilitação e 1 (1,7%) estava gestante. Foram incluídos no estudo ABRACAMAL 71/296 (24%) pacientes atendidos neste período. Estes cenários apresentam desafios consideráveis no recrutamento e retenção de participantes, visto que, foram os fatores naturais de desinteresse em contribuição com a pesquisa, devido à disponibilidade de tempo, quase metade dos pacientes atendidos, apesar de terem interesse em contribuir,residiam ou trabalhavam em regiões distantes do centro recrutador, impossibilitando o transporte para realização das visitas tanto de equipe, como do participante.

Palavras-chave

Malária, estudo longitudinal, barreiras de recrutamento.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ALEXIA MARTINES VIEIRA SILVA, Anielle de Pina Costa, André Machado de Siqueira, Mariana Pinheiro Alves Vasconcelos, Dhelio Batista Pereira