Dados do Trabalho


Título

Processo de Elaboração e Organização das Palhetas para Compilação de Dados Entomológicos para Subsidiar as ações no combate ao Aedes aegypti em Campo Grande/MS

Introdução

As ovitrampas são armadilhas de ovoposição, estrategicamente instaladas, com o objetivo de atrair as fêmeas do Aedes aegypti para a postura dos ovos. São instaladas em GRIDs de 300 metros. Hoje com total de 2220 instaladas na capital.

Objetivo (s)

Analisar de maneira mais rápida e eficiente, a infestação do Aedes aegypti na região monitorada e direcionam as ações de combate ao mosquito, sem que o inseto se desenvolva.

Material e Métodos

O laboratório recebe semanalmente das regiões urbanas da capital, mediante a cronograma organizado juntos as chefias, todas as palhetas retiradas do campo. Realizam a triagem das mesmas, uma a uma em planilhas, onde são separadas para a leitura.

Resultados e Conclusão

Os servidores ACE lotados no laboratório da entomologia, realizam a leitura de contagem de ovos em cada palheta com auxilio de estereomicroscópio lupa binocular.
Após a leitura, as palhetas são colocadas em tambores, cobertas com água, deixadas de molho por dois dias, no terceiro dia é feito a lavagem em uma a uma com uma escova
Após a lavagem das palhetas, elas são dispostas em mesas de pallet, uma ao lado da outra para secarem. Logo que estão secas, elas são novamente escovadas uma a uma, para retirar resíduos de ovos.
As palhetas são confeccionadas uma a uma, envolvendo uma ponta da palheta com fita crepe, é descrito o nome da região urbana, numero do grid e semana epidemiológica. As mesmas são separadas por região e entregues aos supervisores gerais para instalação semanal.
Após a finalização das leituras de quantidade de ovos das palhetas, é feito a digitação destes dados em planilhas, e logo a compilação é enviada aos agentes de campo para acompanharem o quarticentil de suas ovitrampas, e assim, monitorando em tempo hábil para disparar ações quando verificado a necessidade da mesma ser executada.

Palavras-chave

Monitoramento. Controle de Vetores. Armadilhas do tipo ovitrampas.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ângela de Abreu Silva dos Santos, Clayton Cristaldo da Silva, Élida Aparecida dos Santos, Lidiane de Souza Oliveira Ferreira, Sandra Pereira Gomes, Vagner Ricardo dos Santos, Valmir Parede do Nascimento, Vanessa Coelho de Aquino Benjoino Ferraz, Veruska Lahdo