Dados do Trabalho


Título

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL, MACRORREGIÃO NORTE, BAHIA, 2018 A 2022

Introdução

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma patologia crônica grave que, caso não tenha um tratamento adequado, pode chegar a 90% em letalidade. Tem como agente etiológico o protozoário Leishmania ssp. No Brasil, a maioria dos casos são pela Leishmania chagasi. O principal vetor que transmite é o Lutzomyia longipalpis (flebótomo), além disso, o reservatório mais importante no meio urbano são os cães. No entanto, as raposas (Dusicyon vetulus e Cerdocyon thous) e os marsupiais (Didelphis albiventris) são os reservatórios silvestres mais comuns. O homem é o hospedeiro definitivo e de importância para saúde pública.

Objetivo (s)

Conhecer o perfil epidemiológico da leishmaniose visceral nos municípios da macrorregião norte da Bahia

Material e Métodos

Trata-se de um estudo de tipo descritivo. Foi realizado levantamento de dados secundários no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Selecionaram-se os casos confirmados de LV, em residentes dos municípios da macrorregião norte da Bahia, nos anos 2018 a 2022. Os softwares utilizados foram o Tabwin32 e o Excel 2019.

Resultados e Conclusão

Os dados analisados mostraram que maior incidência foi no ano de 2018 (1,76 casos/100.000hab.) e 2020 (1,49 casos/100.000hab.). No período avaliado, observa-se que a doença acometeu mais o sexo masculino (52,17%), faixa etária entre 20 e 49 anos (37,14%), no entanto continua se mostrando um caráter infantil com 44,28% dos casos em menores que 15 anos. Nota-se uma diminuição na incidência no período avaliado, porém, trata-se de uma morbidade com alta letalidade e ampla distribuição nessa macrorregião. Nesse contexto, observa-se que necessita maior investimentos em relação ações de controle e prevenção da doença, bem como novos estudos com ênfase na definição de áreas de risco com intuito de reduzir a sua incidência e óbitos.

Palavras-chave

Leishmaniose visceral, Epidemiologia, Vetor, Incidência, Saúde Pública

Agradecimentos

Núcleo Regional de Saúde Norte/SESAB

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Aline Souza de Oliveira Brito, Helder Silveira Coutinho, Breno Abreu Souza, Jecica dos Santos Xavier, Monique de Jesus Souza, Jucinara Viana de Alcantra Coutinho, Pedro Alcantra de Souza, Eulina Silva Braga