Dados do Trabalho


Título

Descrição do processo de linkage probabilístico entre as bases de dados geradas pelo e-SUS Notifica e Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe para covid-19 no Brasil.

Introdução

A covid-19 é notificada em dois sistemas não integrados: e-SUS Notifica para síndrome Gripal (SG) e Sivep-Gripe para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Objetivo (s)

Descrever o processo de Linkage probabilístico entre as bases de dados geradas pelo e-SUS Notifica e Sivep-Gripe.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa aplicada tendo como método a descrição da vinculação dos dados a nível nacional dos dois sistemas, por meio de Linkage probabilístico para as notificações realizadas em 2022.

Resultados e Conclusão

O processo de Linkage foi realizado no software R, versão 4.0.4. Inicialmente, as bases foram preparadas com seleção dos casos confirmados, no e-SUS Notifica com filtro no campo “Classificação final”, para registros de confirmado por critério laboratorial, clínico, clínico-epidemiológico e clínico-imagem e no SIVEP-Gripe os casos classificados como “SRAG por covid-19”. Foram retiradas duplicidades por meio da identificação de registros homônimos a partir das variáveis “nome do paciente”, “data de nascimento” e “CPF”, sendo considerado duplicidade se data de início de sintomas entre registros homônimos menor que 45 dias. Na sequência foi aplicado a estratégia de bloqueamento por Unidade Federada e, então, realizada a vinculação dos dados por meio do pacote fastLink: Fast Probabilistic Record Linkage. As variáveis utilizadas no pareamento foram CPF e CNS. Considerou como correspondência verdadeira pares que atingiram a correspondência de 0,85, padrão ouro indicado pelo pacote. Todo o processo durou 15 dias. O método associou 74.280 (38,5%) registros dos 13.993.154 casos notificados da base de dados do e-SUS notifica e 192.935 no SIVEP-Gripe. O processo de vinculação foi satisfatório em quase todo o território nacional, com exceção de São Paulo, Espírito Santo e Paraná, que foram retirados da análise visto o total de correspondência muito baixo, não sendo representativo desses estados. Provavelmente por dois destes, possuírem sistemas próprios de notificação de casos de SG. A covid-19 é uma doença emergente com impacto pandêmico, ocasionando a necessidade dos sistemas de informação se adaptarem para a notificação e registro de casos, o que pode gerar dificuldade na consolidação das informações. O Linkage descrito no trabalho se mostrou eficaz para identificação de inconsistências e pode contribuir para a qualificação das informações nas bases de dados avaliadas. Mais estudos devem ser realizados sobre a vinculação, sobretudo nos estados com baixa correspondência.

Palavras-chave

Vigilância Epidemiológica; Covid-19;

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Hellen Kássia Rezende Silva, Greice Madeleine Ikeda Carmo, Marcelo Yoshito Wada, Alessandro Igor Silva Lopes, Wanderley Mendes Júnior, Walquiria Aparecida Ferreira Almeida, Felipe Cotrim Carvalho, Eucilene Alves Santana , Ludmila Macêdo Naud, Narmada Divina Fontenele Garcia