Dados do Trabalho
Título
Avaliação de Dados Entomológicos para Subsidiar as ações no combate ao Aedes aegypti em Campo Grande/MS
Introdução
Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e exploratório, que tem por finalidade coletar e analisar os dados entomológicos para o planejamento de novas ações de estratégia ao controle vetorial, com o monitoramento das armadilhas do tipo ovitrampas. Além de implementar ações que visam otimizar as práticas do controle do mosquito Aedes aegypti na Capital do Mato Grosso do Sul.
Objetivo (s)
Realizar o monitoramento com armadilhas do tipo ovitrampas com a exploração dos dados entomológicos do IDO e IPO do Aedes aegypti para o controle do mesmo. Além de realizar o mapeamento da distribuição territorial do vetor, e promover a implementação de novas estratégias no controle das arboviroses no município de Campo Grande.
Material e Métodos
O projeto foi elaborado por meio da análise dos dados de Índice de Densidade de Ovos- IDO, Índice de Positividade de Ovos- IPO e do mapeamento da distribuição territorial do Aedes aegypti. Esses dados foram coletados a partir da instalação de armadilhas do tipo ovitrampas em intradomicilio e/ou peridomicilio, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023. As ovitrampas foram colhidas semanalmente pelos dos Agentes de Combate as Endemias, e foram distribuídas em uma malha de 300m² em territórios dos distritos sanitários de saúde de Campo Grande/MS.
Resultados e Conclusão
Com o objetivo aplicado para o monitoramento com o uso da armadilha do tipo ovitrampa em função da organização e tabulação de dados entomológicos para diagnóstico de situação, através das atividades laboratoriais de análise dos índices IDO e IPO, cria-se ações estratégicas, de visitas domiciliares, de educação em saúde, de bloqueio químico, e por fim uma avaliação qualitativa da efetividade das ações.
Ao analisar os índices entomológicos IDO, IPO e o mapeamento territorial, foi possível diagnosticar e identificar as áreas que necessitam de acompanhamento do monitoramento com as ovitrampas após a intervenção com as visitas domiciliares dos ACEs para bloqueios de pontos de riscos de disseminação do vetor.
Palavras-chave
Monitoramento. Controle de Vetores. Armadilhas do tipo ovitrampas.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ângela de Abreu Silva dos Santos, Clayton Cristaldo da Silva, Élida Aparecida dos Santos, Lidiane de Souza Oliveira Ferreira, Sandra Pereira Gomes, Vagner Ricardo dos Santos, Valmir Parede do Nascimento, Vanessa Coelho de Aquino Benjoino Ferraz, Veruska Lahdo