Dados do Trabalho
Título
Caracterização dos rumores detectados pelo CIEVS-CG no município de Campo Grande-MS
Introdução
A detecção de rumores pode ser uma ferramenta valiosa para gestores públicos e líderes comunitários que buscam antecipar tendências e problemas em seus territórios. Essas informações, que circulam informalmente entre as pessoas, muitas vezes oferecem uma visão única e imediata sobre a situação local, possibilitando uma resposta mais rápida e eficaz às demandas da comunidade. No entanto, a falta de confirmação oficial desses rumores pode tornar sua gestão um desafio, exigindo análise em fontes oficiais. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde minera esses rumores, consolida, analisa o risco e envia alerta ou solicita verificação das informações com as áreas técnicas e parceiras fortalecendo a atividade de detecção precoce dos eventos de saúde. Essa prática é cada vez mais importante em um mundo onde as informações se espalham rapidamente pelas redes sociais e outras plataformas digitais.
Objetivo (s)
Descrever o perfil dos rumores detectados no município de Campo Grande/MS em 2022.
Material e Métodos
Análise descritiva da detecção, verificação e monitoramento de rumores em 2022.
O processo de análise foi realizado utilizando as plataformas Google Looker StudioⓇ e Google SheetsⓇ as quais possuem fácil integração e permitem a construção de dashboards atualizados automaticamente e em tempo real. Os processos de detecção, captação e análise de dados incluem: 1- Captação de rumores em diversos meios de comunicação; 2- Consolidação dos eventos de interesse e relevância em uma planilha GoogleⓇ; 3- Integração da planilha com o Looker StudioⓇ para criação da SQL; 3- Criação dos painéis para análise dos dados.
Resultados e Conclusão
Durante o ano de 2022 foram detectados 2.215 rumores, destes foram enviados 1.952 alertas e solicitadas 140 verificações, dentre as quais 77,6% cumpriram o prazo de 24h para resposta. Quanto ao risco, 60,3% foram caracterizados como médio. Em relação a área de abrangência 47,4% se tratavam de notícias nacionais. Quando analisado por assunto tem-se que 14,7% dos rumores foram relativos a Covid-19, 14,7% a Dengue, 8,2% a Mpox, 7,6% a Eventos de Saúde Pública e 5,7% a Vacinação. Dentre as ferramentas de captura de rumores a mais utilizada foi a plataforma Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) correspondendo a 90,6% dos rumores detectados. Para validação das análises aqui feitas e de outros períodos o painel se encontra disponível no endereço https://bit.ly/40Ckz82.
Palavras-chave
Regulamento Sanitário Internacional
Vigilância em Saúde
Centro de Comunicações de Emergência
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Caroline Macksyr Curvo Cavalcanti, Victor Vohryzek Ferezin, Vanessa Coelho Aquino Ferraz, Thais Dayane Martins Silva, Claudia Juliana Monteiro Silva, Alessandra Lyrio Giroti, Clélia Oliveira Leite, Margarete Knoch, Mônica Corvalan Machado, Veruska Lahdo