Dados do Trabalho


Título

Investigação de exposição a arbovírus em saguis (Callithrix spp.) de área urbana de Salvador, Bahia

Introdução

Os vírus transmitidos por mosquitos são uma ameaça à saúde pública, especialmente em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Em sua maioria mantidos em ciclos enzoóticos de transmissão envolvendo vertebrados e vetores silvestres, alguns arbovírus circulam em ciclos epidêmicos que envolvem humanos e mosquitos antropofílicos, como o Aedes aegypti. No Brasil, áreas populosas são afetadas há décadas por arbovírus epidêmicos como os vírus dengue (DENV), e mais recentemente zika (ZIKV) e chikungunya (CHIKV). Em áreas rurais do país, arbovírus enzoóticos como os vírus da febre amarela (YFV) e mayaro (MAYV) são mantidos em ciclos de transmissão envolvendo principalmente primatas não-humanos (PNH).

Objetivo (s)

Este estudo tem como objetivo principal investigar a exposição a arbovírus de Callithrix jacchus e C. penicillata de ambientes urbanos de Salvador, Bahia.

Material e Métodos

Com base em levantamento populacional prévio, capturas de saguis utilizando armadilhas Tomahawk foram realizadas entre nov/2020 e jun/2021 em Salvador. Animais resgatados pela Guarda Municipal da cidade também foram incluídos no estudo. Amostras de soro de 49 indivíduos foram testadas para presença de RNA viral para DENV, ZIKV, CHIKV, OROV, MAYV e YFV por RT-PCR, e para detecção de anticorpos específicos contra OROV, MAYV e YFV por teste de neutralização de redução de placas (PRNT). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais do Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz.

Resultados e Conclusão

Durante o levantamento populacional, percorremos 101 km na cidade e identificamos a presença de ao menos 41 grupos (0,4 grupos/km). Todas as amostras foram negativas para presença de RNA viral e anticorpos neutralizantes para os seis arbovírus investigados. Portanto, apesar de haver uma população relativamente abundante e distribuída por quase toda a cidade de Salvador, o presente estudo não identificou exposição de saguis locais aos arbovírus epidêmicos e enzoóticos testados.

Palavras-chave

Arbovirose; primatas; ecologia urbana; Bahia; PRNT; RT-PCR; Brasil

Agradecimentos

CNPq, Fiocruz, UFBA

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Hernan Dario Argibay, Moyra Machado Portilho, Fernanda Maria Souto Carvalho Pinto, Raquel Lima de Souza, Romero de Jesus Nazaré, Leile Camila Jacob Nascimento, Débora Familiar, Flavia Barreto dos Santos, Helver Gonçalves Dias, Alex Pauvolid-Corrêa, Guilherme de Sousa Ribeiro