Dados do Trabalho


Título

Levantamento situacional para a construção do Plano de preparação e respostas aos desastres na região de saúde de Santo Antônio de Jesus,Bahia.

Introdução

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos riscos decorrentes dos desastres naturais (VIGIDESASTRES) atua na gestão de riscos relacionados a enchentes, secas, deslizamentos, desastres antropogênicos, acidentes com produtos perigosos, desastres industriais, entre outros, propondo ações para minimizar a exposição de populações humanas e mitigar suas consequências. A implementação do Vigidesastres nos territórios requer o reconhecimento das características e contextos locais. Por ocasião da implantação de um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde na Macrorregião Leste de Saúde da Bahia (CIEVS Leste), fomentou-se a elaboração de um plano regional de preparação para resposta a desastres.

Objetivo (s)

Assim, este estudo teve objetivo de realizar o levantamento situacional para a construção do referido Plano em um conjunto de municípios da macrorregião Leste.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo de avaliação dos aspectos ambientas, econômicos e geográficos envolvendo 22 municípios que compõem a região de saúde de Santo Antônio de Jesus.

Resultados e Conclusão

A região de saúde de Santo Antônio de Jesus, que envolve 22 municípios os quais são compreendidos pelo bioma da mata atlântica e da caatinga, possuem sistemas econômicos diversos, como agropecuários, industriais, turísticos e comerciais. Leva-se em consideração que estes municípios são perpassados pela BR 101, existindo assim riscos de desastres antropogênicos relacionados ao transporte de produtos nocivos à saúde. A geografia desta região é outro ponto importante, a presença de rios que atravessam diversos municípios, os quais já sofreram com fortes enchentes no ano de 2022, e até os dias atuais ainda estão se reconstituindo. Ademais, uma das três áreas zimogênicas do Nordeste se encontra nesta região e acarreta riscos decorrentes de tremores de terra e deslizamentos, já relatados em 2020. Dessa forma a construção desse plano, torna-se essencial à medida que contribui para análise da situação, prevenção de desastres, e tomada de decisão em tempo oportuno, minimizando os impactos dos desastres sobre a saúde da população.

Palavras-chave

Desastres; CIEVS; Santo Antônio de Jesus; Região; Saúde.

Agradecimentos

SESAB

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Flávia Helen Souza Nascimento, Sâmea Regina Andrade Barreto, Rita de Cássia Carvalho Sauer, Viviane Assis de Araújo