Dados do Trabalho
Título
Análise dos polimorfismos nos genes IFN-λ3 (rs12979860), MICB (rs3132468), PLCE1 (rs3740360) e OAS1 (rs34137742) na suscetibilidade à infecção pelos vírus Zika ou Chikungunya em gestantes com complicações obstétricas
Introdução
Infecções pelos vírus Zika (ZIKV) e Chikungunya (CHIKV) durante o período gestacional têm sido frequentemente relacionadas a resultados clínicos adversos na mãe ou no feto. Nesse contexto, polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), localizados em genes de resposta imunológica podem estar envolvidos na suscetibilidade a infecção arboviral.
Objetivo (s)
Analisar a frequência das variantes genéticas rs12979860 (C/T), rs3132468 (T/C), rs3740360 (A/C) e rs34137742 (C/T) nos genes IFN-λ3, MICB, PLCE1 e OAS1, respectivamente, entre gestantes com complicações obstétricas infectadas ou não por ZIKV ou CHIKV.
Material e Métodos
Amostras de sangue de 327 gestantes com complicações obstétricas foram agrupadas em: infectadas por ZIKV (n=53), por CHIKV (n=65) e não infectadas (n=209). A infecção arboviral aguda ou recente foi confirmada laboratorialmente por RT-qPCR ou IgM anti-ZIKV/CHIKV por ELISA. O DNA das amostras foi extraído com o Wizard Genomic DNA Purification Kit (PROMEGA), conforme instruções do fabricante, e a genotipagem foi realizada usando um sistema TaqMan de sondas por qPCR. As frequências genotípicas e alélicas foram estimadas pelo método de contagem gênica e para testar as suas associações com a suscetibilidade ao desenvolvimento de infecção viral, empregamos os modelos genótipo, recessivo, dominante e alélico de análise. As diferenças entre os grupos foram calculadas por meio do teste Qui-Quadrado de Pearson (X2) ou Exato de Fisher quando apropriado, usando software plink e GraphPad Prism8, admitindo um nível de significância de p<0,05. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comite de Ética e Pesquisa do Instituto Aggeu Magalhães (CAAE: 19404519.3.0000.5190).
Resultados e Conclusão
Todos os SNPs se encontraram em equilíbrio de Hardy-Weinberg. A frequência do alelo menor entre infectadas por ZIKV ou CHIKV e não infectadas não diferiram significativamente para nenhuma das variantes investigadas. No entanto, gestantes não infectadas por CHIKV apresentaram uma maior proporção de genótipos TT/CT com a presença do alelo variante no gene IFN-λ3 conforme o modelo dominante de análise (p= 0,0380; OR= 1,832; IC: 1,036-3,217). Há uma maior frequência de genótipos CT/TT entre mulheres não infectadas pelo vírus Chikungunya, sugerindo que sua presença pode atuar como fator protetor na aquisição da infecção.
Palavras-chave
Polimorfismos; Zika; Chikungunya; Gestação; Complicações obstétricas.
Agradecimentos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Raldney Ricardo Costa da Silva, Steffany Larissa Galdino Galisa, Iracema de Jesus Almeida Alves Jacques, Marília de Albuquerque Sena, Ana Beatriz Giles Guimarães, Yasmim Lucena da Silva, Priscila Mayrelle da Silva Castanha, Paula Alexandra dos Santos Oliveira, Maria Cynthia Braga, Luydson Richardson da Silva Vasconcelos, Maria Almerice Lopes da Silva