Dados do Trabalho


Título

Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL): contribuição para o diagnóstico e vigilância de doenças no Amazonas

Introdução

O Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é um sistema informatizado desenvolvido pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), em parceria com Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e a Secretária de Vigilância em Saúde (SVS). Visa atender os Laboratórios de Saúde Pública no que se aplica aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, sendo construído de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. O sistema foi criado e implantado no Brasil em 2008, contudo, só começou a ser utilizado no Amazonas em março de 2012, inicialmente com os registros de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), sorologia para Dengue e vírus respiratórios. Possui como finalidade informatizar e gerenciar o processo de trabalho desenvolvido pelos laboratórios, com várias etapas que vão do cadastro da amostra à liberação dos resultados de Doenças de Notificação Compulsória (DNC), além de permitir o fluxo entre laboratórios de referência nacional.

Objetivo (s)

Apresentar a importância do sistema GAL no diagnóstico e vigilância de doenças endêmicas, emergentes e reemergentes no Amazonas.

Material e Métodos

Estudo descritivo sobre o uso do sistema GAL no registro de exames para diagnóstico e monitoramento de doenças, desde a sua implementação no Amazonas, avaliando os registros de exames de uma doença endêmica (tuberculose) investigada por TRM-TB no período de 2012 a 2022, e de uma doença emergente (COVID-19), no período de 2020 a 2022.

Resultados e Conclusão

No período de 2012 a 2022, foram registrados 156.159 exames para investigação de tuberculose por TRM-TB, dos quais 18.427 (11,8%) tiveram resultado detectável, confirmando o diagnóstico da doença. Para a investigação de Covid-19 por RT-PCR em tempo real no período de 2020 a 2022, foram registrados no GAL 315.550 exames para diagnóstico, com 75.682 (24,0%) casos confirmados.
O GAL é fundamental para o processamento de exames de diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças antigas e novas, facilitando o recebimento de resultados online, o que contribui para a redução de gastos com impressão e locomoção. A implantação do referido sistema e de suas funcionalidades, possibilitou informações que auxiliam não só na agilidade do diagnóstico e acesso ao resultado dos exames, como também fornece dados que compõem os boletins epidemiológicos e auxiliam no monitoramento do tratamento dos doentes e no controle da infectividade.

Palavras-chave

Vigilância em saúde. Sistemas de informação. Serviços de Vigilância Epidemiológica.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

HELEN JANE SANTOS MEDEIROS, MARIA AUXILIADORA MONTEIRO NOVAIS, ANANDRA OLIVEIRA SARAIVA, ANA RUTH LIMA ARCANJO, DANIEL BARROS CASTRO, TATYANA COSTA AMORIM RAMOS, CLAUDIO FERNANANDEZ ARAUJO, MARLUCIA SILVA GARRIDO