Dados do Trabalho
Título
USO DE SM29 TÓPICO EM NANOPARTÍCULAS DE OURO EM COMBINAÇÃO COM ANTIMONIATO DE MEGLUMINA USADO POR VIA ENDOVENOSA NO TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE CUTÂNEA.
Introdução
A leishmania braziliensis é o principal agente causal da leishmaniose cutânea e o antimoniato de meglumina é a droga de primeira escolha para o tratamento da doença, mas na nossa região a falha terapêutica a essa droga é observada em mais de 50% dos casos.
Objetivo (s)
Avaliar se o uso tópico de rSm29 associado ao antimoniato de meglumina aumenta a taxa de cura e reduz o tempo de cicatrização da LC.
Material e Métodos
Foram incluídos pacientes com no máximo 2 úlceras típicas de LC com diagnóstico confirmado pela detecção de DNA de L. braziliensis por PCR. O gel tópico foi produzido usando nanopartículas de ouro ligadas à proteína rSm29 em uma formulação de gel de carbopol. Os pacientes com LC foram randomizados de acordo com uma lista obtida em www.randomization.com e alocados em 3 grupos. Todos os três grupos receberão Glucantime (Sanofi-Aventis) na dose recomendada de 20 mg/kg de peso corporal por dia (máximo de 1200 mg/dia) por 20 dias. O grupo 1 recebeu Sm29 tópico (10ug) na úlcera duas vezes ao dia, o grupo 2 foi tratado com placebo tópico duas vezes ao dia e o grupo 3 recebeu apenas Glucantime por via endovenosa isoladamente. A cura foi definida pela cicatrização das úlceras com completa repitelização na ausência de infiltração de bordas no dia 90 após o início do tratamento.
Resultados e Conclusão
A taxa de cura em pacientes que receberam Glucantime + Sm29 (10ug) foi 71%, nos pacientes tratados com Glucantime + placebo (43%) e nos tratados somente com Glucantime (43%), (P<0.05). Em contraste, nenhuma diferença foi observada quando o grupo que recebeu Glucantime foi comparado com o que recebeu Glucantime mais placebo. Adicionalmente, o tempo de cicatrização foi menor nos pacientes que receberam Glucantime mais Sm29 (10ug) do que nos outros grupos (p< 0.05). O uso tópico do gel de carbopol com nanopartículas de ouro ligadas a proteína recombinante Sm29 associado ao Glucantime foi mais eficaz do que o Glucantime usado isoladamente ou associado ao placebo e reduziu o tempo de cura da leishmaniose cutânea causada pela Leishmania braziliensis.
Palavras-chave
Leishmaniose cutânea, rSm29, tratamento
Agradecimentos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fundacão de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Tainã Lago, Sérgio Costa Oliveira, Paulo Machado, Alexsandro Lago, Fábio Peixoto, Jamile Lago, Lucas Carvalho, Edgar Carvalho