Dados do Trabalho
Título
Vigilância laboratorial: indicadores de qualidade laboratorial e determinação do genótipo de sarampo circulante no estado do Amapá no ano de 2022
Introdução
O Sarampo é uma doença exantemática febril causada por vírus da família Paramyxoviridae do gênero Morbillivirus, com o ressurgimento de casos no Amapá no ano de 2019 e a pandemia de COVID-19, se evidenciaram os problemas da vigilância laboratorial em fornecer respostas oportunas que pudessem colaborar com informações para vigilância epidemiológica no fechamento de casos de sarampo por critério laboratorial e a identificação de genótipos circulantes no estado do Amapá.
Objetivo (s)
Calcular o cumprimento de metas de indicadores de qualidade estabelecido pelo Ministério da Saúde para a vigilância laboratorial e a identificação o genótipo circulante no estado do Amapá em 2022
Material e Métodos
Trata-se de um estudo transversal com análise espacial, utilizando dados secundários provenientes do Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL e DATASUS de casos confirmados, indicadores de qualidade laboratorial e Genótipos identificados do ano de 2022.
Resultados e Conclusão
Em 2022, a Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial – DEVL analisou 755 amostras de casos suspeitos de sarampo, onde 21,4% (162) amostras foram IgM reagentes, desses 30 confirmados. Quanto aos indicadores (EO) 0 a 5 dias 56,4% (426), 6 a 7 dias 5,7% (43) e >7 dias 37,9% (286) e (RO) 0 a 4 dias 75,2% (568), 5 a 7 dias 8,3% (63) e >7 dias 16,4% (124), a meta para os indicadores é de 80%, RO chegou próximo a meta preconizada. No ano de 2021, após o período crítico da pandemia o Amapá apresentou o maior número de genótipos identificados, 109 genótipos D8, já no ano de 2022 foram 25 genótipos D8 e 01 Genótipo A (vacinal). O D8 corresponde ao mesmo identificado em outros estados, como Pará (55) em 2021. Assim, bons indicadores laboratoriais e identificação de genótipos circulantes fazem parte das ações de vigilância laboratorial que tem buscado garantir que o maior número dos casos suspeitos, tenham coletas para o exame RT-PCR para subsidiar o diagnóstico da doença, além de favorecer a identificação de genótipo viral circulante e possível linhagem, com respostas oportunas que favorecem as medidas de controle e bloqueio de transmissão do sarampo.
Palavras-chave
Sarampo. Vigilância Laboratorial. Análise espacial. Indicadores de qualidade laboratorial. Amapá
Agradecimentos
Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial – DEVL/SVS/AP;
Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/FIOCRUZ Amazônia.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Díuliana dos Santos Mendes, José Joaquin Carvajal Cortés