Dados do Trabalho


Título

Validação do kit IBMP Biomol Chagas (NAT Chagas) para o diagnóstico molecular em amostras de pacientes envolvidos em surto oral da doença de Chagas aguda, pelo consumo de açaí

Introdução

Atualmente, mais de 70% dos novos casos de doença de Chagas (DC) no Brasil têm sido atribuídos à transmissão pela via oral. A ingestão de alimentos à base de açaí, bacaba e caldo de cana, contaminados com o Trypanosoma cruzi, está relacionada à ocorrência de surtos, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do país. Nesse novo cenário, fica evidente a necessidade de ações que visem o controle dessa via de transmissão. O diagnóstico molecular da doença de Chagas é uma ferramenta eficaz, mas não está disponível nos laboratórios dos serviços de assistência à população. Em 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro do primeiro kit comercial para o diagnóstico molecular da DC no Brasil (kit IBMP Biomol Chagas - NAT Chagas), previamente validado para detectar o material genético de T. cruzi em amostras de sangue de pacientes crônicos.

Objetivo (s)

Validar o kit IBMP Biomol Chagas - NAT Chagas para o diagnóstico molecular de pacientes agudos envolvidos em surtos orais da DC aguda.

Material e Métodos

Foram avaliadas amostras de sangue de 20 pacientes (14 adultos e 6 crianças, com idades entre 3 e 61 anos, sendo 80% do sexo masculino), da comunidade de Caturiá III, pertencente ao município de Amaturá, no estado do Amazonas, que relataram consumo de açaí. Visando garantir a qualidade durante o transporte e armazenamento, as amostras de sangue foram misturadas com solução de guanidina-EDTA na proporção de 1:1 imediatamente após a coleta, foram transportadas em temperatura ambiente e armazenadas a 4°C até o momento da extração de DNA e quantificação da carga parasitária nas amostras positivas por qPCR multiplex com alvos no satDNA (FAM) e IAC (VIC) utilizando o kit IBMP Biomol Chagas - NAT Chagas.

Resultados e Conclusão

75% dos casos foram positivos quando diagnosticados pelo método direto de lâmina corada de gota espessa. Os resultados obtidos com o kit apresentaram 100 % de concordância com o exame parasitológico (100% de sensibilidade e 100% de especificidade. A carga parasitária variou de 2×10^2 a 4×10^5 equivalentes de parasito/mL, com mediana de 2,6×10^4 [1,6×10^3 - 1,6×10^5 ] eq. Par./mL. Dessa forma, o kit, baseado em ensaios simples e reprodutíveis de qPCR, está sendo validado com sucesso, aumentando o acesso ao diagnóstico da DC e podendo ser extremamente útil em situações em que os pacientes são procedentes de áreas distantes dos laboratórios.

Palavras-chave

Kit IBMP Biomol Chagas (NAT Chagas), Doença de Chagas, Surto Oral, qPCR, Diagnóstico molecular, Validação, Açaí

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amanda Faier-Pereira, Débora R T Sousa, Jessica Ortiz, Kátia Couceiro, Alba Brandão, Elsa Guevara, Italo Felipa Alves Antunes, João Marcos Barbosa Bemfica Ferreira, Jorge Guerra, Maria Graças V Barbosa Guerra, Otacilio Cruz Moreira