Dados do Trabalho
Título
Vigilância epidemiológica e molecular de norovírus na região amazônica: descrição de genótipos recombinantes e análise evolutiva
Introdução
Os norovírus são considerados, mundialmente, como a causa mais comum de gastroenterite aguda em crianças menores de cinco anos, causando surtos e casos esporádicos. Esse vírus apresenta elevada diversidade genética e os eventos de recombinação contribuem para a evolução desse patógeno.
Objetivo (s)
Analisar os dados epidemiológicos referentes ao diagnóstico de norovírus, identificando os genótipos circulantes, assim como as cepas recombinantes e realizar a análise evolutiva da região da protease viral, utilizando novo conjunto de oligonucleotideos.
Material e Métodos
Estudo transversal, retrospectivo e descritivo com dados sobre a infecção por norovírus da Rede de Vigilância de Gastroenterites Virais do Instituto Evandro Chagas, no período de 2018 a 2022. Foram preparadas suspensões fecais a 10%. Para o diagnóstico de NoV, se utilizou o ensaio imunoenzimático com o uso do kit Ridascreen® Norovirus EIE (R-Biopharm). As amostras positivas foram submetidas à reação em cadeia mediada pela polimerase com transcrição reversa (RT-PCR) utilizando iniciadores para a região da junção ORF1/ORF2 e protease viral. As amostras que amplificaram foram purificadas e posteriormente sequenciadas. As variáveis mês, ano e local de coleta das amostras; sintomas e idade foram organizados nos programas Excel e Epi Info 7.2.5. As filogenias foram feitas por inferência bayesiana e relógio molecular e os eventos de recombinação foram analisados no programa RDP4.
Resultados e Conclusão
A prevalência de norovirus foi de 25,8%, com maior positividade em crianças de 0 a 24 meses, sendo o vômito o sintoma mais relacionado à infecção. Dentre as amostras sequenciadas, 98% pertenciam ao genogrupo GII e 1,9% ao GI. O genótipo GII.P16/GII.4 foi o mais frequente, com taxa evolutiva de 2,87x10-3 e TMRCA estimado em 2012; outros genótipos identificados foram: GII.P16/GII.12, GII.P7/GII.6, GII.P4/GII.4, GII.P7/GII.7, GII.P30/GII.3, GII.P17/GII.17, GI.P13/GI.3, GII.4 e GII.6.
Este estudo demonstrou que os norovirus são um dos principais agentes virais responsáveis por casos de gastroenterite, fornecendo dados sobre a sua diversidade genética, contribuindo para o monitoramento das infecções e desenvolvimento de vacinas.
Palavras-chave
norovírus; crianças; estudo transversal; genotipagem.
Agradecimentos
Instituto Evandro Chagas
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Jonaia da Novaes da Costa, Dielle Monteiro Teixeira , Jones Anderson Monteiro Siqueira , Patrícia Santos Lobo, Sylvia Fátima Santos Guerra, Isadora Monteiro Souza , Bruna Trindade Moreira Cardoso , Luana Silva Soares Farias , Hugo Reis Resque , Yvone Benchimol Gabbay , Luciana Damascena Silva