Dados do Trabalho


Título

Perfil das crianças de 0 a 11 anos residentes do Rio Grande do Norte internadas por síndrome respiratória aguda grave em decorrência de influenza, COVID-19 e outros vírus respiratórios no período de 2020 à 2022.

Introdução

A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é caracterizada por individuo com síndrome gripal que apresenta dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto. O sistema para notificações dos casos é o SIVEP-Gripe.

Objetivo (s)

Descrever o perfil de crianças internadas por SRAG relacionada a influenza, COVID-19 e outros vírus respiratórios no Rio Grande do Norte.

Material e Métodos

Análise de banco de dados do SIVEP-Gripe do RN nos anos de 2020 a 2022, especificamente das notificações das crianças de 0 a 11 internadas por SRAG em decorrência de influenza, COVID-19 e outros vírus.

Resultados e Conclusão

Ao longo dos anos analisados, as internações por SRAG relacionadas ao COVID-19 prevaleceram, mas com redução gradual. Apresentando em 2020 (87%), 2021 (68%) e 2022 (70%). A necessidade de internação em UTI em 2020 foi de 35%, em 2021, período de circulação da variante delta, apresentou um aumento para 42% e 2022, após acesso amplo a vacinação para COVID-19 ocorreu queda para 21%. Houve variação nas comorbidades mais prevalentes, com a asma predominante em 2020 (16%) e 2021 (12%), e a doença neurológica crônica em 2022 (10%). Conclusão: : Observa-se maior gravidade dos casos na ocorrência da variante delta e menor gravidade dos casos após a vacinação contra COVID-19. Este estudo ressalta a importância de medidas preventivas e acompanhamento adequado para reduzir o impacto das infecções respiratórias em crianças. E como estratégia para enfrentamento percebe-se a vacinação contra COVID-19 como fator impactante na gravidade dos casos.

Palavras-chave

Sistemas de informação, crianças, síndrome respiratória aguda grave.

Agradecimentos

Agradecemos a equipe pelo empenho na análise de dados e a SESAP por nos apoiar nesse estudo.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Senei Rocha Henrique, Émerson Tiago Sousa Lima, Joás Silva Costa, Dellys Ohana Lima Costa, Letícia Leiliane Freitas Moura, Elizabeth Bezerra Silva