Dados do Trabalho


Título

Ações Estratégicas de Vigilância da Febre Amarela em Corumbá - MS

Objetivos(s)

A ação objetivou o fortalecimento dos serviços de vigilância da Febre Amarela e promoção da intensificação da vacinação nos residentes em área de fronteira.

Relato do Caso

No mês de abril de 2023 foi realizada uma ação da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá – MS, para fortalecer a prevenção da Febre Amarela na região de fronteira com a Bolívia. A ação foi desencadeada devido ao Alerta de Rumor encaminhado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul CIEVS-MS, encaminhado no dia 02 de abril de 2023, referente ao caso positivo de Febre Amarela em El Mutun-Bolivia em paciente não vacinado.
Como estratégia de planejamento foram realizadas webreuniões envolvendo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Corumbá e ainda reuniões com representantes da Bolívia para alinhamento das ações, sendo que após reunião bilateral houve a decisão da Bolívia de ampliação da oferta da vacina de Febre Amarela, que anteriormente era indicado para crianças entre 12 e 23 meses. Houve a Elaboração de Plano de ação contra Febre Amarela com foco na Intensificação da vigilância em saúde nas fronteiras Brasil/Bolívia, construção de um cronograma local de intensificação de vacinação em abril e maio de 2023. Foi realizado ainda pela SES/MS a doação de 5.000 doses de imunobiológicos contra Febre Amarela e insumos para Bolívia para vacinação na cidade gêmea. Foi executada uma visita técnica da Equipe da SES/CEVE no mês de abril de 2023 para treinamento das equipes locais de corumbá, com foco na vigilância de primatas, vigilância dos serviços de saúde e protocolos de imunização, sendo que a visita contou com a participação da OPAS e Ministério da Saúde.

Conclusão

A ação se demonstrou exitosa visto que foi possível realizar a capacitação da equipe local, e houve aumento expressivo da vacinação. Quando comparamos os indicadores de doses aplicadas de Febre Amarela de janeiro a maio/2023, observamos um aumento de mais de 50% em relação ao período da ação (janeiro= 376, fevereiro = 322 doses, março= 469 doses, abril = 889 doses, maio até 21/05/23 = 738). Na oportunidade, ainda foram ofertadas à população doses de vacina de rotina totalizando 15.594 doses aplicadas, doses contra Covid-19 totalizando 5.651 dose aplicadas e doses de vacina contra Influenza totalizando 22.998 doses aplicadas. No total a ação aplicou 44.343 doses, contribuindo assim para o aumento da proteção contra doenças imunopreveníveis na fronteira.

Agradecimentos

À Secretaria Estadual de Saúde

Área

Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Frederico Jorge Pontes de Moraes, Maurício Simões Corrêa, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Alberth Rangel Alves de Brito, Thiago Pereira Sampaio, Elisangela Araújo Ribeiro do Vale, Ana Paula Rezende Goldfinger, Bianca Modafari Godoy, Danielle Ahad das Neves, Marcello Fraiha