Dados do Trabalho


Título

Perfil dos surtos de COVID-19 em Área Programática do Município do Rio de Janeiro em 2022

Introdução

COVID-19 foi a maior Emergência de Saúde Pública que o mundo enfrentou nesses últimos anos. O Município do Rio de Janeiro (MRJ) é dividido em dez Áreas Programáticas (AP), e cada uma dessas APs possui uma Unidade de Resposta Rápida (URR) para investigar e acompanhar junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) a ocorrência de surtos. A AP 3.2 se localiza na zona norte do MRJ, com 23 bairros, uma extensão territorial de cerca de 44 km², e 581.536 habitantes.

Objetivo (s)

Descrever as características dos surtos de COVID-19 que ocorreram em uma AP no MRJ em 2022

Material e Métodos

Realizou-se um estudo descritivo. Os dados foram coletados na rotina de trabalho da URR da AP3.2 junto ao CIEVS e Secretaria Municipal de Saúde do MRJ. São considerados surtos a ocorrência de pelo menos 3 casos de síndrome gripal ou óbitos, no mesmo ambiente fechado ou semifechado com vínculo epidemiológico, considerando a data de início de sintomas. As variáveis utilizadas na análise foram: local e data de notificação, e sexo e idade dos pacientes que fizeram parte dos surtos.

Resultados e Conclusão

No ano de 2022 foram notificados e acompanhados 66 surtos de COVID-19 envolvendo 490 pacientes. Os locais mais frequentes de ocorrência de surtos foram Escolas (56%), Instituições de Longa Permanência (ILPI) (18%) e Hospitais (12%). A maioria ocorreu nos meses de janeiro (23%), maio (29%), junho (20%) e novembro (21%). Os pacientes eram em sua maioria do sexo feminino (67%), 8% eram menores que 10 anos, 18% de 10 e 19 anos, 8% de 19 a 34 anos, 38% de 35 a 59 anos, e 16% de 60 e 84 anos, e 12% com 85 anos ou mais. Ocorreram 4 óbitos entre os pacientes dos surtos acompanhados, sendo 3 no hospital municipal da área e 1 em ILPI.
É de suma importância para a atuação da Vigilância em Saúde manter ações de resposta rápida para identificação oportuna e investigação epidemiológica minuciosa dos surtos para acompanhamento efetivo da situação de saúde local e implementação de medidas eficientes de controle situacional e prevenção de novos casos e óbitos.

Palavras-chave

COVID-19; Surto; Vigilância em Saúde.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Raquel Proença, Vivandre Livia Santana Marques, Bruna Holanda Duarte, Edenilo Baltazar Barreira Filho, Caio Ribeiro, Márcio Henrique de Oliveira Garcia