Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de Hepatite C em idosos do município de Rio Branco, Acre, 2018 a 2022

Introdução

O processo de envelhecimento populacional e o aumento do número de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em idosos evidenciam a necessidade de ações voltadas para a terceira idade, principalmente para as hepatites virais. A Hepatite C é uma doença viral grave que pode progredir para neoplasia de fígado e óbito, onde na maioria dos casos o diagnóstico já ocorre fase crônica da infecção, e sabe-se que o mecanismo ou a fonte principal de infecção é predominantemente sexual, estando os idosos no grupo de pessoas com as maiores probabilidades de complicações.

Objetivo (s)

Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico de idosos diagnosticados com Hepatite C no município de Rio Branco, no período de 2018 a 2022.

Material e Métodos

Realizou-se de um estudo observacional descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, a partir de dados secundários de casos notificados e confirmados de Hepatite C em idosos, com 60 anos ou mais, obtidos da Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Acre.

Resultados e Conclusão

A análise dos dados foi realizada no software Epi Info 7.2.3.1 (CDC, Atlanta, EUA). No período de 2018 a 2022, foram registrados 145 casos de Hepatite C, principalmente em pessoas do sexo masculino (76,5%), de cor parda (88,3%), ensino fundamental completo (26,2%) e não alfabetizado (13,10%). Em relação à provável fonte ou mecanismo de infecção, observa-se que a via sexual foi responsável por 71,7% dos casos, sendo que 24,1% do grupo de estudo, desconhecem a provável fonte ou mecanismo de infecção. Estes dados mostram que no município de Rio Branco, mesmo com a oferta de teste rápido para diagnóstico e oferta de tratamento, ainda há necessidade de ações de monitoramento com abordagem multidisciplinar para a implementação de medidas de prevenção, vigilância e controle da doença em idosos.

Palavras-chave

Hepatite C, Idosos, Vigilância epidemiológica

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

VANDSON ARANTES SAMPAIO, SHEILA ANDRADE VIEIRA, LEANDRO SIQUEIRA DE SOUZA