Dados do Trabalho


Título

Determinação dos compostos fenólicos e da capacidade antioxidante de biomembranas de quitosona contendo extrato de Anadenanthera colubrina e Mesosphaerum pectinatum.

Introdução

A quitosana é um polissacarídeo presente no exoesqueleto de crustáceos, insetos e ainda na parede celular de alguns fungos, devido à suas propriedades bioadesividade, compatibilidade biológica, atividade antimicrobiana e antioxidante, é utilizada para inúmeras aplicações farmacêuticas e médica.

Objetivo (s)

objetivo desse trabalho foi desenvolver e avaliar a atividade antioxidante de membranas de quitosana com diferentes concentrações dos extratos etanólico de Anadenanthera colubrina (EEAc) e o extrato aquoso de Mesosphaerum pectinatum (EAMp).

Material e Métodos

Para produção das membranas utilizou-se a técnica de casting. As membranas foram divididas nos grupos: Membrana de quitosana (MQ 2 %), membrana de quitosana com Anadenanthera colubrina (MQAc 0,25% e 0,5 %) membrana de quitosana com Mesosphaerum pectinatum. (MQMp 0,25% e 0,5%). A quantificação de compostos fenólicos das membranas foi realizada pelo método de Folin-Ciocalteau, e a avaliação da atividade antioxidante, por métodos in vitro como 2,2-difenil-1-picrilhidrazilo (DPPH) e pela atividade quelante de Fe2+. Os resultados foram analisados por ANOVA seguido pelo teste de Tukey e p<0,05 foi considerado significativo.

Resultados e Conclusão

Em relação a liberação dos compostos fenólicos foi possível demonstrar que após 2h com o reagente de Folin-Ciocalteau foi detectado maior concentração de fenólicos em todas as membranas contendo extratos, sobretudo na MQAc (0,5%) a qual teve um aumento na absorbância (0,369 ± 0,4035) em relação as demais membranas, enquanto que na MQ 2 % não foi demostrado variações das absorbâncias nos tempos estudados (0,2,4,6 e 8 horas). Adicionalmente MQAc e MQMp reduziu a formação do radical DPPH, nas concentrações 0,25% e 0,5% (p<0,0001), esse resultado também foi observado com a MQ 2 % (p<0,0001), ademais, observa-se um aumento da atividade quelante de Fe2+ nas concentrações 0,25% e 0,5% MQAc e MQMp (p<0,0001), como também na concentração 2 % de MQ (p<0,0001). Estes resultados indicam que MQAc e MQMp apresentaram propriedade antioxidante in vitro, podendo ser uma alternativa futura para tratamento de doenças que apresente o estresse oxidativo no seu curso.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Quitosana, Anadenanthera colubrina, Mesosphaerum pectinatum membranas, antioxidante

Agradecimentos

Capes

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

LAIZA SANTOS BIANO , ERICA SANTOS REIS , ETJO RODRIGO SANTANA NUNES SANTANA NUNES, DANIEL ALVES DE SOUZA ALVES SOUZA, ALINE BARRETO HORA BARRETO HORA , ADENILSON DOS SANTOS dos SANTOS , ENILTON APARECIDO CAMARGO APARECIDO CAMARGO , RENATA GRESPAN GRESPAN, TATIANE RODRIGUES DE MOURA RODRIGUES MOURA