Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE EM SÃO DOMINGOS DO CAPIM, NORTE DO BRASIL, NO PERÍODO DE 2015 A 2022

Introdução

A Leishmaniose é uma doença vetorial, causada pelo protozoário da família Tripanosomatidae, Genêro Leismania, transmitida pela picada do mosquito inseto infectado, sendo considerada uma das seis principais doenças tropicais do mundo. É dividida em Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), quando afeta a pele e Leishmaniose Visceral (LV), quando afeta os órgãos internos. No Brasil, apresenta uma incidência anual de 1,5 milhão de casos de LTA e 500 mil casos de LV. Desse modo, conhecer a evolução da doença na conjuntura de amplas transformações, auxiliam nas ações voltadas à vigilância, prevenção e controle da doença.

Objetivo (s)

Analisar o perfil epidemiológico da LTA e LV em São Domingos do Capim-Pará.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, descritivo e retrospectivo dos casos de LTA e LV no município de São Domingos do Capim, Pará, região Norte do Brasil, notificados de forma compulsória através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Para a análise dos dados, foram incluídas as variáveis: sexo, idade escolaridade e evolução do agravo.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 53 casos, 17 de LV e 5 LTA, tendo maior ocorrência no ano de 2017. Observou-se, para a LTA, 16 casos notificados no período, com a predominância no sexo masculino, faixa etária entre 35-49 anos, ensino fundamental incompleto e em trabalhadores agrícolas ou agropecuários (n= 8). Para LV, 37 casos foram notificados, com maior predominância no sexo masculino (n= 24) e em menores de 10 anos (n= 25). Em relação a evolução, houve 51 curas entre LV e LTA, bem como 2 óbitos em 2018 de LV. O maior número de casos LTA em homens adultos pode estar relacionado ao trabalho no campo, o que os tornam mais susceptíveis ao vetor, enquanto a LV em crianças, à falta de autocuidado e a transmissão intra e/ou peridomiciliar.
CONCLUSÃO: A Leishmaniose é influenciada pela antropização, fatores socioeconômicos, culturais e ambientais, sendo uma doença de caráter social e problema de saúde pública complexo. Logo, medidas estratégicas de educação em saúde devem ser intensificadas pelos profissionais da saúde.

Palavras-chave

Doenças Negligenciadas, Epidemiologia, Leishmanioses.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Leidiane Araújo Silva, Karytta Sousa Naka, Ananda do Socorro Espindola Palheta, Matheus de Oliveira Queiroz, Larissa Maciel Ribeiro, Enderson Vasconcelos de Lima, Silas Campos de Castro, Irlan Menezes da Paixão, Gabriel Itaparica de Oliveira, Euzebio de Oliveira