Dados do Trabalho


Título

Prevenção do tracoma em escolas com foco na sustentabilidade do componente de higiene facial da estratégia SAFE no Estado do Ceará, 2022

Objetivo (s)

Validar tecnologia educativa desenvolvida para prevenção do tracoma com ênfase no componente de higiene facial entre estudantes de escolas públicas do município de Fortaleza, Ceará.

Material e Métodos

Métodos: Trata-se de uma pesquisa avaliativa do processo de construção de material educativo conduzida em 2022. As etapas da pesquisa incluíram: delimitação de escopo e procedimentos metodológicos, submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa, desenvolvimento, validação e avaliação do material educativo. Para o processo de validação e avaliação do material houve a participação de especialistas na temática, profissionais da saúde e educação, além de designer gráfico. Para a validação em si foram incluídos estudantes de 7 a 10 anos de idade de escolas públicas de ensino fundamental do município de Fortaleza, Ceará. A população de escolares foi sorteada e estratificada a partir de turmas com discentes de 7 a 10 anos de idade, tomando-se como base intervalo de confiança de 95% e erro máximo de estimativa de aproximadamente 5%. Realizou-se abordagem inicial sobre a doença utilizando jogo de tabuleiro onde foram contextualizadas medidas preventivas, com ênfase na adoção de hábitos adequados de higiene, como lavagem da face sistemática com frequência e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal como lenços, roupas e toalhas, entre outros. Para avaliação das informações incorporadas pelo material, foi desenvolvido um questionário para ser aplicado junto aos escolares.

Resultados e Conclusão

Resultados: A validação parcial do material educativo foi realizada junto a 385 escolares distribuídos em 4 escolas do ensino fundamental no município de Fortaleza-CE no período de 29/08 a 01/09/2022. O resultado da aplicação do teste do material educativo foi discutido amplamente em termos das medidas preventivas do tracoma. Como resultados gerais, a Escola Municipal Moura Brasil, com 149 estudantes, obteve 88%; a Escola Municipal Alba Frota, com 60 estudantes, obteve 92%; e a Escola Municipal São Rafael, com 121 alunos, obteve 89% e a Escola Municipal Antônio Sales, com 55 alunos, obteve 97%. Conclusões: No contexto do município de Fortaleza, o folder com o jogo de tabuleiro contendo medidas preventivas para tracoma mostrou-se válida para estudantes em termos cognitivos em termos de definição da doença, sintomas, transmissão e medidas preventivas demonstrando ser uma tecnologia válida e confiável.

Palavras-chave

Palavras-chave: Tracoma; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Estudo de validação

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Vivian da Silva Gomes, Carla Vasconcelos Freitas, Adjoane Maurício Silva Maciel, Anderson Fuentes Ferreira, Joana da Felicidade Ribeiro Favacho, Alberto Novaes Ramos Jr, Roberto da Justa Pires Neto