Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRIMERS PARA DETECÇÃO DO DNA NUCLEAR DE Trypanosoma cruzi

Introdução

O Trypanosoma cruzi (T. cruzi) é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas (DC), que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A reação em cadeia da polimerase (PCR) e a PCR quantitativa em tempo real (qPCR) têm sido usadas como ferramentas para monitorar infecções parasitárias na corrente sanguínea de indivíduos expostos à infecção, possibilitando o acompanhamento de recidivas e a eficácia da terapia, por exemplo.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi avaliar o sistema TcSAT-IAM, desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa, em amostras de pacientes com suspeita da DC.

Material e Métodos

O sistema de primers foi desenvolvido para a detecção do DNA nuclear (SAT-DNA) do T. cruzi, sendo avaliado em relação à sua sensibilidade analítica, especificidade e eficiência. Em seguida, a aplicabilidade da técnica do sistema TcSAT-IAM para o diagnóstico de DC aguda foi avaliado em amostras de 77 indivíduos expostos à infecção, comparando a qPCR com os métodos diagnósticos clássicos (testes parasitológicos e sorológicos), recomendados para esta fase da infecção.

Resultados e Conclusão

Dentre os expostos ao surto, 28 casos foram registrados de acordo com os critérios laboratoriais. Após análises entre o sistema molecular e os critérios diagnósticos padrão, o TcSAT-IAM mostrou sensibilidade e especificidade de 52,36% (IC 37,26–67,52) e 92,31% (IC 79,68–97,35), respectivamente, acurácia de 72,73% e índice K de 0,4456. O TcSAT-IAM apresentou acurácia de 72,58% e 75% em relação aos testes parasitológicos e sorologia anti-T. cruzi, respectivamente. Diante dos resultados, a PCR quantitativa foi incorporada à lista de testes diagnósticos do Serviço de Referência em Doença de Chagas (SRDC), do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco (SRDC-IAM-Fiocruz/PE) como metodologia complementar para o diagnóstico de fase aguda da infecção.

Palavras-chave

Diagnóstico; Doença de Chagas; PCR em Tempo Real.

Agradecimentos

Aos participantes do estudo, Laboratório Central de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ambulatório de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca do PROCAPE e Departamento de Doenças Infecciosas Contagiosas do HUOC-UPE. Este trabalho foi financiado pelo SRDC-IAM/Fiocruz e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)–Código Financeiro 001. Durante o estudo, Costa-Oliveira C.N.; e Oliveira, K.K.S. receberam bolsa de pós-graduação IAM/FIOCRUZ e Torres, D.J.L. bolsa CAPES. Os autores agradecem ao PDTIS-Fiocruz pela utilização da plataforma de qPCR (RPTP04-014).

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

CÍNTIA NASCIMENTO DA COSTA-OLIVEIRA, MILENA PAIVA-CAVALCANTI, MICHELLE DA SILVA BARROS, MARIA GABRIELLA NUNES DE MELO, KAMILA KASSIA DOS SANTOS OLIVEIRA, DIEGO JOSÉ DE LIRA TORRES, LEYLLANE RAFAEL MOREIRA, TAYNÁ CORREA DE GOES, WILSON X OLIVEIRA JUNIOR, VIRGINIA MARIA BARROS DE LORENA