Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL EM 2 CENÁRIOS DE DESASTRE (INUNDAÇÕES) NA BAHIA, 2021-2022

Objetivos(s)

Analisar a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental em 2 cenários de desastres (inundações) na Bahia, 2021-2022.

Relato do Caso

Metodologia Trata-se de um estudo descritivo referente a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), a qual desenvolveu atividades frente aos desastres no final do ano de 2021 e início de 2022 no Núcleo Regional de Saúde – Extremo Sul (NRS/ES), em 13 municípios com ocorrências de inundações. O mesmo aconteceu no Núcleo Regional de Saúde – Sul (NRS/SUL) que tiveram 49 municípios afetados pelas inundações. As atividades da VSA foram desenvolvidas nas Salas de Situação em ambos os Núcleos. Resultados e Discussão: A VSA no componente Vigilância à Saúde de Populações Expostas à Contaminantes Químicos – VIGIPEQ averiguou denúncia acerca de inundação em um posto de combustível na cidade de Medeiros Neto, tendo sido tomadas as medidas necessárias para reduzir o risco de contaminação do lençol freático. Na cidade de Itabuna, foram desenvolvidas atividades da Vigilância à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos – VSPEA articuladas com a Vigilância Epidemiológica local em função de um abrigo instalado no parque de exposições, no qual parte da sua estrutura foi borrifada com carrapaticida para animais, provocando intoxicações exógenas, sendo as notificações lançadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN. No componente VIGIDESASTRES, a VSA realizou ações articuladas com os técnicos do Ministério da Saúde, na garantia da qualidade da oferta de água para consumo nos abrigos e instituições de saúde. No componente VIGIAGUA, (NRS/ES) no intuito de subsidiar as ações, encaminhamos para todos os municípios do NRS/ES, o guia de Orientações ações VIGIAGUA –Situação de Desastres-Inundação. Além disso, foi elaborada Nota Técnica 01/21 COVIAM/DIVISA/SUVISA/SESAB – Emergência em Situação de Inundação, de modo a se constituir em uma ferramenta de consulta rápida para nortear a tomada de decisão e a execução de ações básicas e relevantes para a saúde pública. Na área do NRS/SUL tanto o Guia como a Nota Técnica foram distribuídos.

Conclusão

Conclusão: Diante das atividades desenvolvidas pela VSA, observou-se que as ações baseadas na integralidade e intersetorialidade permitem oferecer uma resposta mais efetiva às populações atingidas pelos desastres.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ANTÔNIO LUIZ SILVA FIRMO, DÉBORA CRISTINA FIGUEIREDO MASCARENHAS MALTA, ERICKA HELENA COSTA MARTINS, KELLY SANTOS MENEZES, MARILENE SOUZA SANTOS