Dados do Trabalho
Título
Campanhas participativas de informação, comunicação e educação (IEC) em pesquisas de implementação sobre doença de Chagas. Uma proposta de sistematização
Introdução
Especialistas em doença de Chagas (DC) recomendam abordar o tema considerando a multiplicidade de aspectos políticos, biomédicos, epidemiológicos e socioculturais que constituem a problemática, visando o sucesso de suas intervenções. Nesta visão, ações de informação, comunicação e educação (IEC) são fundamentais, na medida que populações conscientizadas sobre DC são essenciais para o sucesso dos modelos de atenção e o real exercício do direito à saúde.
No intuito de incluir a DC como tema de interesse público, a partir de 2020, o calendário internacional da saúde comemora o 14/04 como Dia Mundial da DC. Esse marco apresenta-se estratégico para a realização de campanhas de IEC em diferentes países. Porém, ainda é um desafio produzir evidências científicas para auxiliar no planejamento e avaliação dessas iniciativas.
Na campanha do Dia Mundial de Chagas 2023, a pesquisa de implementação do projeto CUIDA Chagas apoiou ações de IEC nos 5 municípios que participam do estudo no Brasil. Foram realizadas 70 ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Estiveram envolvidos mais de 3200 alunos dos níveis inicial, fundamental e médio e mais de 280 profissionais de saúde e estudantes de enfermagem. O planejamento e a execução aconteceram de forma participativa junto as Secretarias de Saúde e de Educação por meio do Programa de Saúde na Escola. Intervenções em rádios, jornais e canais digitais locais e nacionais completaram as agendas. As ações foram avaliadas de forma muito positiva pelos atores envolvidos.
Objetivo (s)
Reconhecendo o alcance e a particularidade da proposta estimulada por CUIDA Chagas, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de sistematização da estratégia geral que contribuiu no desenvolvimento das campanhas locais.
Material e Métodos
Sistematização exploratória. Categorias incluidas: 1) condições prévias de articulação local e estratégica; 2) estilo de planejamento; 3) articulação local; 4) cenários atingidos; 5) públicos atingidos; 6) materiais e dinâmicas desenvolvidas; 7) papel das equipes do projeto; 8) registro e divulgação digital; 9) avaliação; 10) aprendizados e desafios visando o escalonamento das ações.
Resultados e Conclusão
A sistematização, ainda em andamento, pretende oferecer uma ferramenta operacional-qualitativa para estudos de implementação interdisciplinares, interessados em abordagens IEC situados, sincrônicos e participativos com ênfase no papel ativo das comunidades.
Palavras-chave
doença de Chagas, comunicação em saúde, implementação
Agradecimentos
Unitaid, Ministério da Saúde
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Valentina Carranza Weihmuller, Javier Abi-Saab, Eliana de Sousa Amorim, Andréa Silvestre de Sousa, Debbie Vermeij, Fernanda de Souza Nogueira Sardinha Mendes, Fernanda Pernasetti, Vagner Severo Vargas, Andreia Alves Castilhano, Wesllana de Oliveira Ferreira Gonçalves, Mauro Junior Serrão Pantoja