Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO, EPIDEMIOLÓGICO E SOCIODEMOGRÁFICO DE PESSOAS EM TRATAMENTO DA INFECÇÃO LATENTE DA TUBERCULOSE NOS ANOS DE 2018-2022.

Introdução

O tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) tem por objetivos: reduzir o número de casos de doença ativa e, consequentemente, interromper a cadeia de transmissão da doença.

Objetivo (s)

Descrever o perfil clínico, epidemiológico e sociodemográfico das pessoas tratadas para ILTB no estado da Bahia entre os anos de 2018 e 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, de tipo ecológico exploratório e de coorte seccional de base de dados secundários, com dados do Sistema de Informação da Infecção Latente da Tuberculose (SI-ILTB). Foram avaliadas as seguintes variáveis: faixa etária, sexo, raça/cor, situação vacinal com a BCG, realização de exame HIV, indicação de tratamento, e desfecho dos casos.

Resultados e Conclusão

Resultados: A coorte em estudo foi de 5669 pacientes notificados e cadastrados no SI-ILTB, entre os anos de 2018 e 2022, sendo possível observar que a faixa etária com mais casos foi a de 35-44 anos (19,8%) seguida por 45-54 anos (17,9%), quanto ao sexo, o feminino foi o mais prevalente (57,5%). Quando analisamos o status vacinal dessa população 70,5% foram vacinados com BCG. Entre as diversas indicações de tratamento o critério contatos de TB pulmonar ou laríngea, adultos e crianças, independentemente da vacinação prévia com BCG foi o que mais agregou com 50,7% dos casos seguido de Pessoas vivendo com HIV/aids com contagem de células CD4+ menor ou igual a 350 cel/µl(11,9%); completaram o tratamento 79,3% do total, sendo esse o principal desfecho. 55,4% dos pacientes realizaram a testagem para HIV e destes 67,8% tiveram o resultado negativo e 29,5% tiveram o resultado positivo.
Conclusão: Os resultados apresentados são importantes para definição de estratégias para redução de casos da tuberculose e, consequentemente, interromper a cadeia de transmissão, sendo a identificação e o tratamento completo da Infecção latente da Tuberculose uma das principais ações para esse fim.

Palavras-chave

Infecção Latente da tuberculose, Tuberculose, prevenção.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ana Paula Freire Cruz, Lívia Fonseca Silva Carvalho Azevedo Santana, Francisco Santos Santana, Isabel Cristina Antas Silva Olivieri, Eleuzina Falcão Silva Santos, Sueli Nunes Purificação