Dados do Trabalho


Título

Expansão de estratégias de testagem para COVID-19, isolamento, quarentena e telemonitoramento em bairros com alta vulnerabilidade socioeconômica na atenção primária à saúde: protocolo do estudo TQT-COVID-19

Objetivos(s)

O estudo TQT-COVID-19 teve objetivo principal de implementar uma intervenção baseada em estratégias de testagem para COVID-19 (C19), bem como isolamento, quarentena, telemonitoramento e outras medidas de prevenção em serviços de atenção primária à saúde (APS) em bairros com alta vulnerabilidade socioeconômica em Salvador e Rio de Janeiro.

Relato do Caso

Este estudo implementou estratégias de testagem para C19 nos serviços de APS em duas grandes capitais brasileiras: Salvador e Rio de Janeiro. Até maio de 2023, foram realizados 12.973 testes rápidos de antígeno, com um total de 11.379 usuários testados em 19 unidades de saúde da APS em ambas cidades. Todos os casos foram leves ou moderados. Antes de iniciar a intervenção, uma pesquisa qualitativa foi conduzidas para entender o contexto da testagem nas comunidades e nos serviços de APS. A estratégia do estudo TQT-COVID-19 foi estruturada em três sub-componentes: i) treinamento e suporte técnico para os processos de trabalho das equipes de saúde da APS; ii) implementação de estratégias de recrutamento e criação de demanda; e iii) implementação de testagem, isolamento, quarentena e telemonitoramento (TQT). Para avaliar essa intervenção, foi realizado um estudo epidemiológico em duas etapas: i) um inquérito transversal, com aplicação de questionário socio-comportamental entre indivíduos dessas duas comunidades atendidas pelos serviços de APS, que apresentavam sintomas associados à C19 ou foram contatos próximos de uma pessoa com confirmação diagnóstica, e ii) acompanhamento das pessoas identificadas com C19 em estudo de coorte, com coleta de dados clínicos, através de telemonitoramento pelos profissionais da APS. O estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Organização Mundial da Saúde, ISC-Universidade Federal da Bahia e INI-Fiocruz.

Conclusão

Esse estudo propôs uma intervenção para testagem em massa e monitoramento de casos de C19 através de telemonitoramento na APS com o objetivo de facilitar o controle da pandemia. Nossos resultados podem ajudar a preparação e elaboração de respostas para futuras pandemias. Além disso, tem o potencial de demonstrar que a APS pode se tornar o local central para descentralização e democratização da testagem em massa de COVID-19 em bairros brasileiros altamente vulneráveis socioeconomicamente. Os dados serão divulgados para comunidades locais, serviços de saúde e pesquisadores.

Agradecimentos

UNITAID pelo financiamento, secretarias de saúde locais e profissionais pelo apoio e participantes do estudo.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Laio Magno, Thais Regis Aranha Rossi, Débora Castanheira, Thiago S. Torres, Carina Carvalho Santos, Fabiane Soares, Valdiléa G Veloso, Marcos Benedetti, Inês Dourado