Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE HEPATITES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO PIAUÍ

Introdução

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado de forma aguda ou crônica e pode ser de origem viral. Cinco vírus (HAV, HBV, HCV, HDV e HEV) foram identificados, onde HAV e HEV tem transmissão principalmente pela via oro fecal e HBV, HCV e HDV tem transmissão principalmente pela via parenteral ou sexual. Estas infecções são graves problemas de saúde pública com alta morbidade e mortalidade no Brasil. Uma das medidas para prevenção destas infecções é conhecer lacunas de conhecimento sobre o tema a fim de desenvolver estratégias educativas para incremento da informação em relação aos principais aspectos relacionados a estas infecções.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento sobre hepatites virais em um grupo de estudantes de uma Instituição de Ensino da cidade de São João do Piauí (Piauí).

Material e Métodos

Este é um estudo transversal onde foram incluídos 134 estudantes, de ambos os sexos, provenientes do IFPI (São João do Piauí) e que foram recrutados após assinatura dos Termos de Consentimento Livre Esclarecido. Estes indivíduos responderam um questionário contendo cinco questões sociodemográficas e oito perguntas relacionadas ao conhecimento sobre hepatites.

Resultados e Conclusão

Do total de 134 entrevistados, a média de idade foi de 23 anos, a maioria era (64,2%) do sexo feminino, solteiro (79,1%) e possuía ensino médio completo (75,2%). Em relação aos dados de avaliação do conhecimento, quando questionado se já tinha ouvido falar em hepatites: a maioria (95,5%) referiu que sim. Ao questionar sobre os agentes causadores das hepatites, 38,1% relataram que era causada por vírus, (24,6%) por vírus ou bactérias e (8,2%) por álcool e medicamentos. Entretanto, (29,9%) não sabiam as possíveis causas de hepatite demonstrando fragilidade do conceito e dos agentes causadores desta infecção. Em relação aos sinais e sintomas das hepatites, menos da metade (47,8%) dos estudantes não sabem quais são os sintomas característicos das hepatites. Em relação as vacinas, (88,1%) afirmaram que existem vacinas para hepatites. Observamos que a maioria dos alunos reconhecem a existência das hepatites e que existem vacinas para prevenção, porém muitos não sabem quais são os agentes causadores destas doenças e os principais sinais ou sintomas das hepatites. Portanto, é importante investir em ações de educação em saúde que visam ampliar e fortalecer as estratégias de prevenção e promoção à saúde para as gerações futuras.

Palavras-chave

Estudantes; Hepatites; Avaliação do conhecimento.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

RANIELA BORGES SINIMBU, JOÃO PAULO SAMPAIO, GISELLE PRADO DO NASCIMENTO, BARBARA VIEIRA DO LAGO, ALINE BORGES CARDOSO, LIVIA MELO VILLAR