Dados do Trabalho


Título

Identificação do Merida vírus em mosquito do gênero Culex na região metropolitana da cidade de São Paulo

Introdução

Mosquitos do gênero Culex são importantes para a Saúde Pública, devido à sua capacidade de transmitir patógenos como vírus do Nilo Ocidental, vírus da Encefalite Equina, além das filárias. Sua ampla distribuição geográfica, adaptação a ambientes urbanos, potencial resistência a inseticidas e o fator incômodo que sua picada pode causar reiteram a necessidade de contínua vigilância. O Merida vírus (MERDV) pertence à família Rhabdoviridae e ao gênero Merhavirus, sendo um vírus de RNA de cadeia negativa e, a princípio, específico de inseto. MERDV foi descoberto em pools de mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, no México. Sua presença já foi identificada em Culex pipiens, Culex tarsalis, Ochlerotatus spp. e Haemagogus sp.

Objetivo (s)

Neste trabalho, descrevemos a detecção do MERDV em mosquitos das espécies Cx. quinquefasciatus e Culex nigripalpus, coletados na região metropolitana da cidade de São Paulo

Material e Métodos

Os mosquitos adultos foram coletados em 3 parques urbanos da cidade de São Paulo, usando aspirador manual elétrico, entre 2018 e 2020. Os adultos foram identificados, separados em pools, considerando sexo, estação do ano, ano e local de captura e armazenados em freezer -80°C. Após extração e tratamento do material genético, foi realizada a técnica de metagenômica SMART (Switching mechanism at 5’ end of RNA Template) -9n. A biblioteca foi preparada e sequenciada pela plataforma MinIon - Oxford Nanopore Technologies. Os dados gerados foram analisados e classificados no banco de dados Kraken_viral.

Resultados e Conclusão

Reads foram classificadas para o MERDV em 4 pools de fêmeas de Cx. quinquefasciatus e 1 pool de Cx. nigripalpus. Cinco genomas completos do MERDV foram gerados. Esta é a primeira detecção do MERDV em população de mosquitos do gênero Culex na América Latina. Mais estudos sobre o viroma de mosquitos, principalmente em vetores de arbovírus, precisam ser realizados, para melhor compreender a interação entre vírus específicos de mosquitos e patógenos, além de outras aplicações.

Palavras-chave

Merida vírus, Vírus específico de mosquito, Culex sp.

Agradecimentos

This project was supported by a Medical Research Council-São Paulo Research Foundation (FAPESP) CADDE partnership award (MR/S0195/1 and FAPESP 18/14389-0) (http://caddecentre.org/).
Fapesp 2021/13280-8
Laboratório de Virologia - IMT, Faculdade de Medicina da USP

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Pâmela Santos Andrade, Ian Nunes Valença, Lícia Natal Fernandes, Marta Ribeiro Heinisch e Silva, Esmenia Coelho Rocha, Ester Cerdeiro Sabino, Tamara Nunes Lima-Camara