Dados do Trabalho
Título
Evidências de uma nova espécie do gênero Flavobacterium identificada em isolado de hemocultura na Bahia
Introdução
A combinação de uma série de investigações fenotípicas e genotípicas realizadas em um microrganismo é o meio mais assertivo e efetivo no processo de definição de uma nova espécie. Esses achados são então correlacionados em processos comparativos para avaliar a diversidade do organismo a partir dos táxons mais estreitamente conhecidos. Sem dúvida, o processo de descrição de uma nova espécie percorre um minucioso caminho, mas confere extrema importância para a Microbiologia.
Objetivo (s)
Descrever e agrupar a nova espécie bacteriana identificada no Laboratório Central de Saúde Pública do estado da Bahia, proveniente de um isolado de hemocultura.
Material e Métodos
Foi realizado o sequenciamento de nova geração (NGS)do genoma completo do isolado de uma hemocultura para possibilitar a definição e agrupamento como espécie nova e de forma complementar, análises filogenéticas e fenotípicas possibilitaram a identificação do gênero.
Resultados e Conclusão
Trata-se de uma bactéria Gram negativa, que possui forma de bacilo. Apresentou bom crescimento em meio Ágar sangue e Ágar chocolate e não foi evidenciado crescimento em Ágar MacConkey. As análises complementares como avaliação de teste de sensibilidade a antimicrobianos, teste de motilidade, oxidase, entre outros testes complementares foram realizados para caracterização fenotípica desta nova espécie. Pela análise genômica do fragmento de 16S, após análise pelo SILVA ACT, foi identificado o gênero Flavobacterium, mas sem determinação de espécie. A análise filogenética do fragmento de 16S juntamente com o fragmento das 254 espécies previamente descritas do gênero, não demonstrou a formação de um clado suportado estatisticamente com nenhuma destas. As contigs foram submetidas ao BV-BRC para identificação dos genomas similares, onde foram encontrados genomas do gênero Flavobacterium e posteriormente ao JSpeciesWS para verificação do ANI com os genomas similares, entretanto os resultados do ANI não foram significantes para nenhuma espécie, sendo sugestivo de uma nova espécie do gênero Flavobacterium. Descrever nova espécie bacteriana existente na natureza com potencial capacidade de colonizar e gerar doença em humanos exige maior vigilância sobre a consequência desses tipos microrganismos na saúde humana. Além disso, abrem-se novas possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de estudos de processos microbianos diversos.
Palavras-chave
Flavobacterim, Nova espécie, sequenciamento genético, isolado bacteriano, hemocultura.
Agradecimentos
Secretaria de Saúde do estado da Bahia
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Felicidade Mota Pereira, Jéssica Lais Almeida dos Santos, Filipe Ferreira de Almeida Rego, Vanessa Brandão Nardy, Aline Salomão de Araujo