Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE GENÉTICA DE AMOSTRAS POSITIVAS PARA RAIVA, ORIUNDAS DO ESTADO DA BAHIA, ENTRE 2020, 2022

Introdução

A raiva é uma zoonose viral, responsável por grandes perdas econômicas e mortes humanas em vários países, como na Ásia, América do sul e África. Na Europa, Japão e EUA, apenas a forma silvestre permanece causando preocupações. No Brasil e na Bahia, o perfil da raiva em áreas urbanas, vem sofrendo modificações por conta da agressão ambiental e mudanças climáticas, ocasionando o deslocamento de animais silvestres, para os centros urbanos e áreas limítrofes e o surgimento de infecções por novas variantes.

Objetivo (s)

Avaliar os resultados de amostras positivas para raiva, do Estado da Bahia, diagnosticadas no LACEN-Ba, entre 2020-2022 e enviadas, para a realização de sequenciamento genético no Instituto Pasteur-SP. A finalidade do trabalho foi determinar a origem da cepa viral, permitindo melhor entendimento das mudanças da cadeia epidemiológica da doença e adoção de medidas de vigilância epidemiológica adequadas.

Material e Métodos

As amostras foram submetidas a realização de Imunofluorescência direta e isolamento viral em SNC de camundongos lactentes (19 a 21 dias) da linhagem suiss. Após conclusão das duas provas, como positivas, foram enviadas ao Pasteur, para a devida realização de sequenciamento genético.

Resultados e Conclusão

A análise dos resultados permite concluir, predominância nos eqüinos da variante V3 (Desmodus), presente nos morcegos Desmodus rotundus, e outras espécies de quirópteros. Nas raposas (Cerdocyon Thous), predomina a variante de canídeos silvestres. Alguns casos atípicos destacam-se como dois caprinos, oriundos de Macururé-Ba e Canudos-Ba, além de asinino de Ipecaetá-Ba, com a presença da cepa de canídeos silvestres, canino de Macururé e felino de Capela do Alto Alegre-Ba, também com a variante de canídeos silvestres, o que demonstra a interação dessas espécies em algum momento e a importância dessas novas cadeias de transmissão.

Palavras-chave

Variante, cepa, seqüenciamento, raiva

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

José Eduardo Ungar de Sá, Sara Franco Guimarães, Wiladesmon Santos da Silva, George Roma Santos, Talita Calazans Pereira, Joselito de Jesus Cerqueira