Dados do Trabalho


Título

Casos confirmados de Febre Maculosa e outras rickettsioses no Brasil entre 2016 e 2020

Introdução

A febre maculosa e outras rickettsioses são doenças infecciosas de notificação obrigatória causadas por bactérias do gênero Rickettsia, possuem gravidade variável, podendo progredir entre formas leves e atípicas, até formas graves com alta taxa de letalidade. Elas são transmitidas majoritariamente pela picada de carrapatos do gênero Amblyomma. O Manual de Vigilância Acarológica do Estado de São Paulo (2002) propõe um sistema de vigilância passiva com foco inicial de reconhecimento dos locais no Brasil com maior ocorrência dos carrapatos. Além disso, é necessário o controle de populações de animais que entram em contato com o ser humano e são transmissores em potencial dos ectoparasitas.

Objetivo (s)

Descrever a ocorrência de casos confirmados de febre maculosa no Brasil no período de 2016 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo relativo ao perfil epidemiológico dos casos confirmados de febre maculosa e outras rickettsioses notificados no Brasil entre 2016 e 2020. A pesquisa foi estruturada por uma análise de variáveis da base dados FMacNet.def/FMACUN16-20, advinda do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net). O acesso se deu pelo TabWin, disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Para o estudo foram utilizadas medidas de frequência absoluta e relativa.

Resultados e Conclusão

No Brasil foram registrados 1.051 casos confirmados de febre maculosa e outras rickettsioses no período analisado. Houve uma maior tendência de registros de casos nos anos de 2018 e 2019, com destaque para a região sudeste do país, sobretudo nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ocorreu predominância do sexo masculino e faixa etária entre 40 e 59 anos, com relação a evolução dos casos, a maioria progrediu para cura, 631 (60%) sendo que 344 (33%) evolui para óbito. A alta taxa de letalidade demonstra a necessidade de ações oportunas para a prevenção e tratamento da febre maculosa e outras rickettsioses no Brasil. Esses resultados indicam que os casos confirmados precisam de atenção rápida e prioritária.

Palavras-chave

Febre maculosa; Rickettsioses; Epidemiologia

Agradecimentos

EpiSUS Fundamental e RENAVEH Nacional

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Camila Pinto Silva, Ariadine Kelly Pereira Rodrigues Francisco, Francisco Silvanei Santos Gonçalves, Hariadny Ashilley Neves Clemente Saraiva, Jéssica Castro Cardoso Pessoa, Daniel Roberto Coradi Freitas, Vinicius Souza Casaroto