Dados do Trabalho


Título

Análise das notificações da COVID-19 relacionada ao trabalho no Rio Grande do Norte

Introdução

A COVID-19 é reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho como doença ocupacional nos casos de exposição confirmada. Casos suspeitos ou confirmados são de notificação compulsória imediata. A caracterização e notificação dos casos da doença nos sistemas de informação permite analisar o perfil epidemiológico, que é essencial para o planejamento das ações de atenção integral à saúde dos trabalhadores, e contribui para a indissociabilidade entre a assistência direta e a vigilância em saúde.

Objetivo (s)

Objetiva-se analisar o número de casos confirmados da COVID-19 notificados relacionados ao trabalho no Rio Grande do Norte, por região de saúde e por ocupação, no período de 2020 a 2023. Realizou-se um estudo descritivo exploratório, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Rio Grande do Norte (RN), no período de abril/2020 a abril/2023. Os dados foram obtidos em maio/2023.

Material e Métodos

Analisou-se as variáveis Regiões de Saúde e ocupação, utilizando a ferramenta do Tabwin. Os dados foram organizados em planilha do excel.

Resultados e Conclusão

No RN, houve o registro no SINAN de 491 notificações da COVID-19 relacionadas ao trabalho, com destaque para a VII região de saúde, responsável por 235 notificações. Fato que pode estar associado a essa região ser a mais populosa do estado e possuir maior aporte para assistência à saúde. A IV região de saúde notificou 166 casos, seguida da VIII região com 45 notificações, VI com 28 casos notificados, a I região com 15 casos, II e III regiões, ambas com apenas 1 notificação e a V região que permaneceu silenciosa sem nenhuma notificação no período analisado. Quanto à variável ocupação, sobressaiu a categoria dos profissionais de saúde, correspondendo a 278 notificações. Em um contexto de pandemia e mediante análise de dados do SINAN, infere-se a existência de casos subnotificados de covid relacionado ao trabalho no estado do Rio Grande do Norte, fato que pode estar associado a ausência de ficha de notificação individualizada para o agravo em questão, incentivo para os profissionais realizarem as notificações e ausência de equipes para realizar processo de investigação para estabelecimento da relação entre o adoecimento e o trabalho. Sugere-se empenho das equipes de Saúde do trabalhador no matriciamento das equipes para a notificação.

Palavras-chave

COVID-19; trabalhadores; notificação.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ana Paula Campinho Teixeira Cruz, Karylane Rayssa de Oliveira Pessoa Araujo, Fernanda de Medeiros Fernandes Dantas, Daniella Mylena Paiva Oliveira Costa, Edmilson de Castro Dias, Andrea Gomes de Albuquerque, Andreza Araujo de Souza, André Ramacciotte Miranda Filho, Paula Francinete Silva de Araújo, Maria Clara Oliveira da Costa, Karla Maria Falcão Lima