Dados do Trabalho


Título

Proposta de Instrumento para Avaliação da Qualidade Metodológica dos Desenhos de Estudos Autocontrolados, Self-Controlled Case Series e Self-Controlled Risk Interval

Introdução

Os desenhos de estudos autocontrolados, Self-Controlled Case Series (SCCS) e Self-Controlled Risk Interval (SCRI), são estudos epidemiológicos observacionais utilizados para estudar uma associação transitória entre uma exposição que varia com tempo e um início repentino de eventos em saúde. A sua grande vantagem é que eles controlam por fatores de confundimento que não variam com tempo.

Objetivo (s)

Propor um instrumento de avaliação da qualidade metodológica dos estudos com desenho autocontrolado do tipo Self-Controlled Case Series (SCCS) e Self-Controlled Risk Interval (SCRI).

Material e Métodos

É uma adaptação da escala Newcastle Ottawa Scale utilizada para avaliação da qualidade metodológica dos estudos de coorte. A proposta do presente instrumento leva em consideração as premissas dos estudos de SCCS e SCRI como: os indivíduos são seus próprios controles, avaliação dos fatores que variam com o tempo, a duração do período de observação que engloba o período de risco onde os indivíduos têm um risco aumentado ou reduzido de ocorrência dos desfechos de interesse e o período de controle.

Resultados e Conclusão

O instrumento proposto é composto por três seções que avaliam a representatividade dos casos em relação à população-fonte, a comparabilidade quanto ao ajuste analítico dos resultados em relação aos fatores que variam com o tempo e a avaliação quanto à confirmação do desfecho de interesse e se o período de observação (período de risco e de controle) foi longo o suficiente para a ocorrência dos desfechos. Entre os critérios avaliados em cada seção, um estudo pode receber até 10 estrelas. Não houve alocação de pesos entre os critérios, assim, deixando os pesquisadores com flexibilidade para utilizar a ferramenta a depender da síntese de evidências em estudo. Esse é o primeiro instrumento proposto para a avaliação da qualidade metodológica dos desenhos de estudos SCCS e SCRI que são usados em farmacovigilância e são úteis na avaliação de eventos raros relatados após exposições transitórias, um bom exemplo são as vacinas contra influenza e o desenvolvimento do GBS. É baseado numa escala NOS que foi elaborado via método Delphi e está em constante uso em revisões sistemáticas reforçando a sua validade e aplicabilidade. O instrumento proposto já foi aplicado em alguns estudos pelos autores e futuramente será submetida para validação externa de especialistas via método Delphi.

Palavras-chave

Farmacoepidemiologia, Self-controlled case series; Self-controlled risk interval, Avaliação da Qualidade Metodológica

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Virginia Kagure Wachira, Henry Maia Peixoto, Maria Regina Fernandes de Oliveira