Dados do Trabalho


Título

SUMÁRIO DE URINA E O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE LESÃO RENAL AGUDA EM PACIENTES QUE SOFRERAM ACIDENTE BOTRÓPICO

Introdução

Os acidentes botrópicos são responsáveis pela maior parte dos acidentes ofídicos notificados, podem causar alterações locais e/ou sistêmicas e evoluir para lesão renal aguda (LRA). O diagnóstico precoce da LRA é essencial para o tratamento adequado e a redução da morbimortalidade entre os pacientes. O sumário de urina é uma ferramenta amplamente utilizada na prática clínica para avaliar a função renal e pode ser uma opção para o diagnóstico da LRA em seu estágio inicial.

Objetivo (s)

Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a aplicabilidade do sumário de urina no diagnóstico precoce de LRA em pacientes que sofreram acidente botrópico.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo retrospectivo em pacientes internados em um hospital terciário com relato de acidente botrópico entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Foram considerados como indicadores de LRA os critérios do KDIGO 2012 (KIDNEY DISEASE IMPROVING GLOBAL OUTCOMES). Foram incluídos no estudo 153 pacientes com relato de acidente botrópico, tendo como parâmetro de significância p<0,05.

Resultados e Conclusão

Do grupo total, 31 pacientes apresentaram LRA em seu prognóstico, e com relação aos achados mais relevantes, a presença de leucócitos na urina (p = 0,003), alterações na fita reagente, incluindo hemoglobina (p = 0,015) e proteínas totais (p = 0,004), foram associadas com o desenvolvimento de LRA durante a internação. Diante do exposto, conclui-se que o sumário de urina pode ser uma ferramenta útil para o diagnóstico precoce de lesão renal aguda em pacientes que sofreram acidente botrópico, com destaque para a presença de leucócitos como um indicador precoce, o que permite a intervenção mais rápida e a melhora do prognóstico dos pacientes.

Palavras-chave

lesão renal aguda; acidente botrópico; sumário de urina.

Agradecimentos

Laboratório de Bioprospecção Farmacêutica e Bioquímica Clínica; Centro de Assistência Toxicológica, Hospital Instituto Dr. José Frota; FUNCAP

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Bruna Viana Barroso Martins, Letícia Machado de Araújo, Gdayllon Cavalcante Meneses, Nicole Coelho Lopes, Polianna Lemos Moura Moreira Albuquerque, Yury Pifano Varela, Marina Coelho Feitosa, Nycole Holanda Tomaz, Elizabeth de Francesco Daher, Alice Maria Costa Martins