Dados do Trabalho


Título

SANGRAMENTO E IMPACTOS DO SORO ANTIOFÍDICO NO PERFIL DE BIOMARCADORES ENDOTELIAIS EM PACIENTES QUE SOFRERAM ACIDENTE BOTRÓPICO.

Introdução

O acidente botrópico é uma das formas mais comuns de envenenamento por serpentes no Brasil, com consequências sistêmicas graves, incluindo alterações na coagulação. A disfunção endotelial tem sido proposta como subjacente às alterações na coagulação observadas após o acidente botrópico.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do soro antiofídico no perfil de biomarcadores endoteliais em pacientes que sofreram acidente botrópico e a influência na ocorrência de sangramento nos pacientes atendidos.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo prospectivo com 34 pacientes internados em um hospital terciário em Fortaleza-CE, após acidente botrópico, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Foram coletadas amostras de sangue para avaliação de parâmetros hematológicos, eletrólitos , angiopoietina-1 e angiopoietina-2 antes e depois do tratamento com soro antiofídico. Os pacientes foram divididos em dois grupos, com ou sem sangramento, e as alterações nos biomarcadores endoteliais foram detectadas entre os grupos e entre os períodos antes e após uso de soro antiofídico em análises pareadas.

Resultados e Conclusão

Na admissão hospitalar, não foi observada diferença entre os grupos "com sangramento" e "sem sangramento" quanto à maioria dos exames, incluindo: plaquetas, potássio, sódio, cloro, cálcio e parâmetros hematológicos. Foi observado que no grupo sem sangramento, os níveis da angiopoietina-1 e angiopoietina-2 permaneceram semelhantes antes e após o tratamento com soro antiofídico. Enquanto que no grupo de pacientes com sangramento na admissão, os níveis das angiopoietinas-1 aumentaram de 7,66 (1,17 - 24,2) para a 23,6 (0,3 - 43,78) em comparação a 1ª e 3 ª coleta sorológica (p = 0,008), contudo no mesmo grupo, com sangramento, a angiopoietina-2 teve um aumento em relação ao grupo sem sangramento e se manteve constante em comparação as coletas dos grupos ‘’com sangramento’’(p<0,001), mesmo após o uso do tratamento antiofídico. Os resultados sugerem indícios significativos de disfunção endotelial nos casos em que houveram distúrbios da coagulação, ainda que soro antiofídico fosse administrado em tempo hábil, os níveis dos biomarcadores de disfunção endotelial mantiveram-se alterados nesses pacientes. Em suma,esses resultados podem ajudar a direcionar novas estratégias terapêuticas no tratamento de pacientes com acidente botrópico e prevenir o desenvolvimento de complicações graves.

Palavras-chave

Acidente botrópico,hemorragia,envenenamento, disfunção endotelial

Agradecimentos

CNpQ, CAPES, FUNCAP e a toda a equipe envolvida.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Leticia Machado de Araujo, Bruna Viana Barroso Martins, Nicole Coelho Lopes, Gdayllon Cavalcante Meneses, Ranieri Sales de Souza Santos, Polianna Lemos Moura Moreira Albuquerque, Elizabeth De Francesco Daher, Alice Maria Costa Martins