Dados do Trabalho
Título
Linha de Cuidado de Prevenção da Transmissão Vertical do HTLV: relato sobre uma cooperação técnica interestadual
Objetivos(s)
Relatar as ações para a implantação da linha de cuidado da prevenção a transmissão vertical do HTLV
Relato do Caso
Trata-se de um trabalho retrospectivo e descrito. Em outubro de 2021, profissionais de saúde que atuavam nos programas estaduais de IST/aids e hepatites virais dos estados da BA, PB e RN se reuniram e constituíram um grupo de cooperação técnica interestadual para a implantação/implementação da linha de cuidado (LC) de prevenção a TV do HTLV. Este grupo teve a Bahia como referência uma vez que, desde 2011, este estado desenvolve intervenções em saúde voltados para o HTLV. Em setembro de 2022, o grupo passa a contar com o apoio do estado de Pernambuco e de pesquisadoras da Fiocruz PE e BA com o intuito de fortalecer a implantação/implementação da LC, bem como estabelecer um respaldo técnico e científico para as estratégias adotadas. Desde a criação do grupo, a problematização da fragilidade de uma diretriz nacional sobre a LC de prevenção a TV do HTLV foi o eixo norteador para o Grupo. Com o intuito de superar as lacunas no conhecimento, as debilidades dos aparatos institucionais e as lacunas na linha de cuidado de prevenção ao HTLV da Política Nacional de IST/aids e hepatites virais, o Grupo vem desenvolvendo ações integradas e articuladas com o objetivo de implantar/implementar a LC em seus respectivos territórios. Dentre elas, destacam-se: a realização de reuniões virtuais para discutir as estratégias de efetivação das ações propostas; a realização de visita técnica ao estado da Bahia; a construção de um termo de cooperação técnica interestadual para a institucionalização das atividades; a elaboração de um projeto de pesquisa sobre a realização de um estudo de soroprevalência nos referidos estados submetido ao edital da OPAS e a organização do XVI Simpósio Internacional sobre o HTLV no Brasil. Com a repercussão da proposta do grupo, os estados de Alagoas, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro manifestaram interesse na implantação da LC e na participação do grupo de cooperação técnica.
Conclusão
O Grupo de Cooperação Técnica se torna uma possibilidade inovadora de explorar outras realidades e padrões nas políticas de saúde locais, compreendendo as anuências da formulação e implantação das linhas de cuidado e seus desdobramentos nas práticas governamentais.
Agradecimentos
Secretarias Estaduais de Saúde do RN, PB, PE e BA e Fiocruz PE e BA
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Renata Olívia Gadelha Romero, Juliana Campos Soares, Maria Fernanda Grassi, Carla Taiana Cointeiro Bressy, Anna Ariane Alves Silva Varjão, Givaneide Silva Camargo, Joanna Angelica Araújo Ramalho, Camila Farias Dantas, Lousiana Regadas Macedo Quinino, Clarice Neuenschwander Lins Morais