Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DADOS PARALELO NA CAPTAÇÃO PRECOCE DAS MORTES MATERNAS POR COVID-19 NA BAHIA NOS ANOS 2020 E 2021.

Introdução

A pandemia de COVID-19 afetou toda a sociedade, mas é inegável que alguns grupos tenham sofrido com uma carga extra sendo as repercussões distintas. Mudanças anatômicas, fragilidades e alterações hormonais durante a gestação, tornaram gestantes e puérperas suscetíveis a infecções e morte pelo vírus SARs-CoV-2. Neste estudo avaliamos o emprego do Sistema de Gerenciamento de Informações (SGI), aplicativo criado pela Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, como ferramenta de vigilância complementar ao Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), selecionando variáveis relacionadas à gravidez e ao puerpério dos óbitos de Mulheres em Idade Fértil – MIF.

Objetivo (s)

Detectar a ocorrência de óbitos maternos por COVID-19, que não foram notificados no Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM, através do banco de dados paralelo SGI, qualificando os óbitos maternos no SIM.

Material e Métodos

Estudo retrospectivo realizado no estado da Bahia entre os anos pandêmicos de 2020 e 2021. Foram utilizadas análises de banco de dados paralelo para buscar óbitos maternos não declarados no SIM, através do aplicativo SGI. A população do estudo incluiu mulheres em idade fértil (10 a 49 anos), gestantes e puérperas, que morreram por causas maternas relacionadas a Covid-19. Os dados foram atualizados em 15/05/2023, sujeitos a alterações.

Resultados e Conclusão

O estudo se propôs a identificar os óbitos maternos por COVID-19 que não haviam sido declarados ou notificados na base do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), aperfeiçoando e qualificando o Sistema de Informações de Mortalidade e melhorando o indicador de proporção de óbitos maternos investigados oportunamente. Foram encontrados nos anos de 2020 e 2021 um total de 91 óbitos maternos por Covid-19, sendo 22 óbitos em 2020 e 69 óbitos em 2021.
A experiência evidenciou a importância do trabalho da gestão estadual na criação de um aplicativo exclusivo para notificação de óbitos maternos por Covid-19 e na condução de ações para qualificação desses óbitos, permitindo o conhecimento do perfil de mortalidade materna nos anos pandêmicos de 2020 e 2021, bem como, a definição de medidas de prevenção e elaboração de recomendações e evitabilidade dos mesmos.

Palavras-chave

Mortalidade Materna, Covid-19, Sistema de Informações sobre Mortalidade, Sistema de Gerenciamento de Informações, Banco de dados paralelo.

Agradecimentos

Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Governo do Estado da Bahia.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

KARINA SANTANA DA ROCHA, ANA DE FÁTIMA CARDOSO NUNES, FABÍOLA DE SOUZA LIMA SANTOS