Dados do Trabalho


Título

ENFRENTAMENTO DA MPOX PELO ESTADO DA BAHIA EM 2022

Introdução

A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) da Mpox foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 23 de julho de 2022, em decorrência da notificação de surtos em países não endêmicos e da ocorrência de mais de 14 mil casos da doença. O evento foi considerado de elevado nível de atenção dos países para uma resposta oportuna tendo em vista seu potencial de disseminação e a vulnerabilidade da população mundial. Neste novo contexto epidemiológico, as capacidades de preparação e resposta dos países necessitaram de ampliação, tornando-se de fundamental importância para contenção do risco e mitigação dos danos à sociedade. Sendo o Brasil, um país federativo e o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema universal com gestão tripartite, cada Estado conduziu com o apoio da Rede de Preparação e Resposta Nacional, as ações e serviços para enfrentamento da doença.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho foi descrever a cronologia das ações de preparação, resposta e vigilância adotadas pela Sesab, através da Vigilância em Saúde para enfrentamento da Mpox na Bahia, em 2022.

Material e Métodos

Realizou-se um estudo descritivo, transversal e retrospectivo com base em busca documental nas seguintes dimensões: planos e estratégias, comunicação de risco, educação permanente e situação epidemiológica. E através do acesso aos dados de casos suspeitos, prováveis e confirmados de Mpox de acesso aberto no sítio oficial da Secretaria de Saúde da Bahia foi descrita a incidência da doença (https://www.saude.ba.gov.br/suvisa/).

Resultados e Conclusão

Instituiu-se sala de situação e Comitê de Monitoramento de Eventos (CME) para inserção da temática, elaborou-se comunicados de risco, orientações técnicas da vigilância e afastamento de trabalhadores/as, plano de enfrentamento e portaria para laboratórios particulares. Realizou-se educação permanente para instituir meios de notificação, monitoramento e conduta clínica. Construção de boletins, Boleitin Intelligence (BI) e infográficos, página eletrônica oficial e campanhas de mídia. As ações foram fundamentais, em 2022, para a detecção e vigilância dos 2.749 casos, sendo 151 (5,49%) confirmados, 34 (1,23%) prováveis, sem óbitos. A Vigilância em Saúde teve papel importante na condução do enfrentamento à Mpox, em consonância com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005) e diretrizes do Ministério da Saúde.

Palavras-chave

Emergência de Saúde Pública, Vigilância em Saúde, Mpox

Agradecimentos

Gestores e trabalhadores do SUS Bahia, CIEVS municipais, NRS e Diretorias da Suvisa

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Tatiana Cerqueira Machado, Tilson Nunes Mota, Rivia Barros