Dados do Trabalho


Título

Avaliação das Modificações Pós-Transcricionais da iNOS durante a Infecção por Zika in vitro na presença ou não do tratamento com antivirais.

Introdução

A primeira detecção do ZIKV nas Américas ocorreu no início de 2015 no Brasil, indicando a ocorrência de transmissão autóctone de ZIKV no hemisfério ocidental. Quatro estudos realizados neste mesmo ano detectaram RNA do ZIKV em soros de residentes e visitantes do nordeste brasileiro que manifestaram sintomatologia da doença. Porém, o ZIKV foi introduzido no Brasil muito antes de 2015, em um período entre outubro de 2012 e maio de 2013, e permaneceu indetectável até 2015. Vasconcelos et al 2018, descreveram a correlação de casos fatais de microcefalia com a ativação do complexo inflamassomo, incluindo o aumento na expressão da iNOS. Li et al. 2018 demonstraram o aumento nos níveis de iNOS durante a infecção por ZIKV em células da micróglia in vitro.

Objetivo (s)

Estudar as possíveis modificações pós-transcricionais da iNOS durante a Infecção por Zika in vitro.

Material e Métodos

1) Avaliação da Citotoxicidade: Utilizamos um kit para detecção da enzima lactato desidrogenase (LDH) no meio de cultura (Sigma-Aldricht). 2) Avaliação da produção de Óxido Nítrico (NO) foi realizada pelo método de GRIESS. 3) RT-PCR: O RT-PCR foi realizado utilizando o QuantiTect SYBR Green kit de RT-PCR (Qiagen) e o sistema de detecção Cepheid 1.2f (Cepheid, Sunnyvale, CA).

Resultados e Conclusão

Primeiramente, promovemos a avaliação da carga viral por qRT-PCR, onde observamos que os compostos Simeprevir e Sofosbuvir inibiram cerca de 90% e a L-Norvalina cerca de 70% a replicação viral. Afim de averiguar a citotoxicidade dos tratamentos acima, repetimos o mesmo protocolo por 48 h e nenhum efeito tóxico foi observado. Também observamos que os compostos Simeprevir e Sofosbuvir inibiram a produção de NO pela célula infectada em cerca de 50% em comparação com o controle infectado. Com base nos experimentos prévios já realizados, podemos observar que a via do NO pode auxiliar numa ação antiviral promissora no contexto da infecção pelo ZIKV.

Palavras-chave

Antirretrovirais; ZIKV; L-Name; Simeprevir, Sofosbuvir; NO; Arginase.

Agradecimentos

CAPES, Faperj e Fiocruz.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ROMULO JOSE SOARES BEZERRA, Andreon Santos Machado Silva, Lucas Souza Leite, Marcelo Alves Pinto