Dados do Trabalho
Título
Avaliação in vitro do efeito antiviral de novos compostos em duas variantes de SARS-CoV-2: Uma nova abordagem terapêutica.
Introdução
A COVID-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo SARS-CoV-2. Alguns estudos epidemiológicos de relevância médica, identificaram que as variantes Alfa e B.1.1.33, são altamente difundidas no Brasil. Com base nos mecanismos de ação de drogas antivirais, diversas abordagens terapêuticas têm sido propostas.
Objetivo (s)
Neste contexto, o objetivo do nosso trabalho foi averiguar se os compostos Semicarbazona-ISAPROP e Semicarbazona-ISATINA, tiveram efeito antiviral na concentração de [100 µM], sobre diferentes titulações viriais entre duas variantes de SARS-CoV-2.
Material e Métodos
As células Vero E6 (ATCC) foram plaqueadas em DMEM com Soro Fetal Bovino (SFB) e tratadas pelos compostos obtidos por síntese químicas, através de uma colaboração científica com o Laboratório de Química (UFF). Posteriormente, as culturas foram infectadas pelas variantes de SARS-CoV-2 em 1 hora, por diferentes multiplicidades de infecção (MOI). Em seguida, foram incubadas por 72 horas com Carboximetilcelulose (CMC), fixadas em solução de Cristal de Violeta, para contagem em microscópico óptico e análise de estatística com GraphPad Prism 9.
Resultados e Conclusão
Em nossos resultados preliminares, a Semicarbazona-ISAPROP exibiu atividade antiviral contra a variante Alfa (99,9%) em todos os MOIs testados, e contra a variante B.1.1.33 (98,6%; 97%; 100%; 100% e 100%) nos MOIs 0,6; 0,06; 0,006; 0,0006 e 0,00006 respectivamente. Além disso, a Semicarbazona-ISATINA mostrou atividade antiviral contra variante alfa (100 %) em todos os MOIs testados, e contra variante B.1.1.33 somente apresentou atividade antiviral (84%; 100% e 100%) a partir dos MOIs 0,006; 0,0006 e 0,00006. Conclusão: Nossos resultados demonstram que ambos compostos apresentaram atividade contra as variantes Alfa e B.1.1.33. Entretanto, O Semicarbazona-ISAPROP foi o composto com maior potencial antiviral, por apresentar atividade em todas os MOIs testados. Como perspectiva, iremos realizar esta metodologia em diferentes concentrações desses compostos, inclusive utilizando outras cepas virais.
Palavras-chave
Antirretrovirais; SARS-CoV-2; Semicarbazona
Agradecimentos
CAPES, Faperj e Fiocruz.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Andreon Santos Machado Silva, Lucas Souza Leite, Vinícius Rangel Campos, Rômulo José Soares Bezerra, Marcelo Alves Pinto