Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico diferencial e avaliação clínico-epidemiológica da infecção por Parvovírus B19 em gestantes com exantema e doença febril aguda em um período de tríplice epidemia de arboviroses no Rio de Janeiro, Brasil (2015-2019)

Introdução

A infecção por Parvovírus B19 (B19V) durante a gravidez é um problema de saúde pública, devido a ocorrência de infecções assintomáticas, sinais clínicos inespecíficos, diagnósticos tardios e complicações potencialmente graves da doença, especialmente nos dois primeiros trimestres de gestação. A forma mais comum de transmissão é respiratória, mas o vírus pode ser transmitido verticalmente da mãe para o feto, que pode apresentar patologias como anemia, hipoalbuminemia, hepatite, miocardite, insuficiência cardíaca, hidropisia e até morte intrauterina. O B19V pode afetar de 1 a 5% de gestantes, chegando até a 20% nos períodos epidêmicos.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo retrospectivo foi realizar o diagnóstico diferencial de B19V em gestantes atendidas no Centro de Saúde Germano Sinval Farias da Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz, entre dezembro/2015 e agosto/2019, correlacionando com parâmetros clínicos e epidemiológicos.

Material e Métodos

Para isso, foram realizados os testes de PCR em tempo real e ELISA em amostras de soro de 60 gestantes com exantema e doença febril aguda, que eram negativas para arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).

Resultados e Conclusão

A infecção por B19V foi detectada em um total de 23 (38,3%) gestantes, entre elas 13 apresentavam infecção aguda (3 B19V-DNA e IgM positivas, 8 IgM positivas e 2 B19V-DNA positivas e sem anticorpos identificados) e 10 apresentavam infecção persistente (B19V-DNA e IgG positivas). Dentre as 14 (23,3%) gestantes que apresentaram B19V-DNA, a carga viral média foi de 104UI/mL. Além disso, 23 gestantes apresentavam infecção passada (apenas anti-B19 IgG positivo) e 14 eram suscetíveis a esta infecção (sem marcadores para B19V). Esses resultados indicam uma incidência de 21,7% e prevalência de 76,7% de B19V entre as gestantes deste estudo. Foi observado que a chance de aborto é 5 vezes maior em gestantes infectadas com B19V, que em gestantes não infectadas (OR=5,44 95%CI 1,28-28,77; P=0.0281). Esses resultados demonstram a alta incidência e prevalência da infecção por B19V nessa população, assim como, maior risco de aborto. Destacamos também a importância do diagnóstico diferencial do B19V frente às epidemias de arboviroses no RJ, tanto para fins de vigilância epidemiológica quanto para a abordagem adequada das gestantes durante o pré-natal, evitando desta forma, a ocorrência de complicações e desfechos desfavoráveis para gestante e o neonato.

Palavras-chave

Parvovírus B19, gestação, diagnóstico, prevalência.

Agradecimentos

IOC, CAPES, CNPq e FAPERJ.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Vívian Almeida Salvado, Arthur Daniel Rocha Alves, Marcelo Alves Pinto, Leonardo Soares Bastos, Patrícia Brasil, Luciane Almeida Amado Leon